terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Queda de braço nos poderes em "Tutóia" chega aos tribunais do Maranhão

Crise dos poderes - Política


Desde a eleição da presidência da Câmara Municipal de Tutóia, em 1 de Janeiro de 2017, um cenário foi desenhado para uma queda de braço entre o Legislativo e Executivo, na disputa através de uma eleição para Mesa Diretora na Casa dos treze. Enfim o cenário entre Janeiro a Dezembro, se instalou um racha entre as decisões da Câmara Municipal e Administração Pública, que não tem sido fácil os diálogos entre as duas instituições diante dos acordos discutidos e quem perde é a população tutoiense. A crise já anunciada e os projetos de lei deixou de ser prioridades na discussão da Casa Legislativa. Mas os 12 meses pouco se acompanha "Parlamentar" encaminhando, elaborando, discutindo Projeto de Lei em, prol da sociedade para apreciação da Casa Legislativa.

O cenário atual é de crise profunda onde a maioria dos "Parlamentares" se fortaleceram contra a administração do novo governo que herdou bombásticas dívidas e uma inadimplências histórica.
Ao longo dos 79 anos de um pequeno município "Emancipado" e dos últimos 8 anos. Os projetos de Lei/2017, estagnou na Casa Legislativa, os debates agora são individuais, os interesses são notórios, e a população mais uma vez tenta encontrar resposta na mais grave crise profunda. "Política, Econômica, Moral". E neste últimos 60(sessenta dias), o município de Tutóia, tem acompanhado fortes turbulências no cenário político entre os dois poderes da politica. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito, foi criada para investigar supostas irregularidades na Secretaria de Saúde(SUS), várias pessoas foram interrogadas, e os fatos da primeira fase foram conclusos onde o presidente da Câmara Municipal de Tutóia, bateu o martelo pelo afastamento do prefeito da cidade (Romildo Damasceno), por 10 votos a 2 e uma abstenção, dando uma decisão dia 29.11.2017, pelo afastamento do Prefeito e dia seguinte foi dado o direito de posse do cargo interino a vice-Prefeita da cidade Sra. Helenice Barroso. E em 24 horas os advogados conseguiram na 1º instância da Comarca de Tutóia-Ma, retornar o Prefeito da cidade "Romildo do Hospital(PSDB). Mas a novela não parou. A primeira decisão pelo Juíz da Comarca de Tutóia, ao retornar o Prefeito "Romildo"  Os advogados da Câmara Municipal de Tutóia, entraram com o "Agravo" contra o Prefeito que já havia retornado ao Cargo de Chefe do Executivo . 

Dia 30 de Novembro/2017, o Agravo foi julgado por um dos Desembargadores do Tribunal do Maranhão (Juiz Cleber Carvalho), em favor do Prefeito Romildo Damasceno. Assim a população ficou cautelosa e nessa primeira semana de dezembro outro capítulo recomeça dessa vez a leitura de um "Relatório" que resume os fatos narrados da gestão pública que foi lido ontem às 21:00 horas durante uma sessão ordinária estando presente os treze vereadores; 10 da oposição e 3 somente da base do governo municipal. Um dos objetivos da sessão ordinária foi a apresentação e leitura do Relatório, contra o Prefeito da cidade onde a Câmara, pede a cassação após ser concluído todo o rito regimental e a defesa escrita com prazos já determinados pela "Comissão Parlamentar de Inquérito". Tutóia e os dois poderes da república neste município estão em crise e um dos mais turbulentos vividos de sua longa história Administrativa, Política e Moral.

Vazios tem sido os fundamentos apresentados pela "Comissão Parlamentar" segundo os críticos da nova política no mundo dos bastidores e quais os grandes interesses que laçam os caminhos da acirrada disputa em menos de dois anos da nova gestão municipal. Agora os capítulos já terão início, meio e fim para os próximos meses já nas especulações de falacias de Impeachment. Aguardamos às águas rolarem.

   Foto: Sessão que decidiu após a leitura do Relatório, lido pelo Secretário da Mesa Diretora da Casa Legislativa, que aprovou por 10 votos a 3 a abertura de processo da "Comissão Parlamentar de Inquérito" contra a gestão pública. Membros da Comissão: Jamilza Baquil, William Silva, Zé de Mar.



Um comentário: