domingo, 17 de dezembro de 2017

Retrospecto Municipal em 'Tutóia" de 12 meses do governo

Cidadania
Nota do dia... Romildo do Hospital(Prefeito Municipal de Tutóia). 

Assumimos em Janeiro de 2017, vencemos em Outubro de 2016, com à vontade soberana dos tutoienses, reconhecemos que não tem sido fácil as dificuldades encontrada de algumas heranças que herdamos na gestão e com muitos esforços da nossa equipe encontramos um sinal verde na nossa administração pública.

O nosso compromisso em uma das bandeiras que assumimos ainda em campanha e hoje percebemos vários avanços e melhoras na Unidade Hospitalar Lucas Veras(Hospital), da cidade. Melhoramos as instalações internas, como salas de emergência, Centro cirúrgico adquirindo aparelhos esterilizantes, leitos, corredores de livre acessos aos consultórios médicos, instalações da cozinha, espaço da farmácia básica, banheiros que se encontravam interditados, reativamos a "Farmácia Básica" onde esteve desativada por mais de 15 anos, recuperamos duas ambulâncias que estavam totalmente sucateadas, conseguimos via governo do Maranhão uma nova ambulância equipada em condições de transportar pacientes fora da cidade, melhoramos a qualidade da alimentação dos pacientes balanceado de profissionais nutricionistas, contratamos vários médicos em específicas áreas(Clínico Geral, Cardiologista, Ginecologista. etc... reajustamos o quadro funcional dos profissionais da saúde em plantões, manhã, tarde e noite. Enfim demos um importante salto positivo para o bem da nossa gente. Nas últimas semanas entre Agosto e Setembro, equipamos dezenas de postos de saúde das comunidades e ao visitarmos percebemos que a qualidade do profissional da saúde é bem melhor em favor da comunidade. 

Na educação, encontramos escolas totalmente sucateadas e um sistema com os programas do Fundeb, inadimplentes, unidades escolares sem receber a alimentação escolar afetando nossas crianças do ensino infantil e alunos do ensino fundamental e hoje a realidade é outra por mantermos a alimentação  de boa qualidade, Já planejamos para reformas e execução e nucleação algumas escolas no intuito da boa qualidade do ensino para os próximos anos, tentamos com os esforços tirar o município do Cauc-Cadastro Único de Convênios, que desde 2008 a 2016, só afetou o município com as irregularidades nas contas públicas. Mas em 2017, através da Federação dos Municípios Maranhenses conseguimos passos importantes em Brasília, agora para 2018, com novas positivas estatísticas na administração.

No quesito Segurança Pública, capacitamos mais de 50 Guardas Municipais e de Trânsito, adquirimos fardamentos novos, aprovamos o adicional noturno, uma viatura móvel, melhoramos as instalações do comando da Guarda Municipal(alojamento), conseguimos duas viaturas via governo do Maranhão(Civil e Militar), duas motocicletas, discutimos com as forças policial distribuir de forma itinerante manhã, tarde e noite a ronda policial no centro e bairro da cidade para mantermos o controle e a ordem da Segurança Pública em todo município.

Outro aspecto de melhoras e saúde na cidade foi a limpeza pública onde estamos atingindo a qualidade do atendimento da limpeza nas ruas e bairros do município e já está em fase final o Plano do resíduos sólidos, onde o município já foi notificado em governo anteriores e atualmente a Secretaria de Meio e equipe de técnico empenhados para implantar um novo projeto e recuperarmos os prazos do MP, mais já emitimos as justificativas através de relatórios. 

Aquecimento na economia. Conseguimos trazer e já está funcionando o mais novo restaurante popular, onde qualquer cidadão(ã), se alimenta por R$ 2,00(dois reais), com uma alimentação balanceada por nutricionistas filho da cidade e com mais de 20 empregos gerados nos primeiros meses, do gerente, ao chefe de cozinha, auxiliar de serviços gerais, porteiro, atendente de caixa. etc... Enfim uma parceria que conquistamos entre Município e Estado.

Para segurança de todos e da população chamamos os excedentes e mantemos a prorrogação do "Concurso Público" para segurança dos que precisam do primeiro emprego. Mas o município entre Maio a Junho/2017, sofreu um forte impacto nos Repasses Públicos, onde o governo Federal, diminuiu o FPM-Fundo de Participação Municipal. Mas já nessa data um sinal verde de grandes esperança em normalizar algumas pendências no quadro contratual de funcionários mas já conseguimos na semana passada começar a pagar e acreditamos que logo, logo, até Janeiro os momentos no município são outros e o fantasma do "Cauc" tenhamos já superados uma herança de outros governos. Mais o empenho é de toda equipe econômica e jurídica.

Esporte é Vida. Aprovamos o Bolsa Atleta, "Beach Soccer" onde a Prefeitura Municipal, através de um projeto de Lei sancionou, para o incentivo ao esporte e outras modalidades também estão sendo discutidas.

Assim nos restam três anos para concluirmos a primeira fase da nossa gestão e estaremos empenhados para mostrarmos que valeu a pena os grandes esforços de toda equipe de governo e vocês serão os julgadores do nosso compromisso. Abraços aos tutoienses e famílias.

Nota do dia...

Romildo do Hospital(Prefeito Municipal)





Nenhum comentário:

Postar um comentário