Alberto Rocha, Neuton Simão e Zé Gentil; prefeito, vereador e deputado, respectivamente, todos morreram vítimas do covid-19.
Das quase 2 mil pessoas que morreram vítimas da pandemia da Covid-19 no estado do Maranhão, diversas foram políticos de mandatos.
Entre esses, o Blog do Domingos Costa constatou que três políticos de mandatos faleceram por conta de complicações decorrentes do coronavírus, isso, apenas neste mês de junho.
No dia 06, faleceu vítima do novo coronavírus, o prefeito de Santa Quitéria do Maranhão, Alberto Rocha.
Mais recentemente, no último dia 12, Antônio Nilton Sousa Simão, conhecido como “Neuton Simão”, vereador do município de Davinópolis, morreu pela mesma causa.
E no último dia 15, o deputado estadual José Gentil Rosa, conhecido como ‘Zé Gentil’, morreu vítima da covid-19 em um hospital particular de Teresina.
No Maranhão, até agora, segundo dados da secretaria de estado da Saúde, são mais de 78 mil casos confirmados. Desses, mais de 58 mil recuperados, e quase 2 mil óbitos.
O Maranhão registrou ontem domingo (28) o maior número de mortes pela Covid-19 em 24 h desde o início da pandemia do novo coronavírus. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Foram 39 mortes registradas e é a sexta vez que isso acontece. O mesmo número já foi atingido no dia 24, 22, 20, 12 e 08 de junho. Ao todo, 1982 pessoas morreram pela doença no estado.
Os novos óbitos registrados nas seguintes cidades: Rosário (1), Brejo (1), Pedreiras (1), São José de Ribamar (1), Amarante do Maranhão (1), Monção (1), Colinas (1), Altamira do Maranhão (1), Bacabal (1), Paulo Ramos (1), Santa Inês (1), São João do Sóter (1), São Roberto (1), Vitorino Freire (2), Grajaú (2), Codó (2), Coelho Neto (5) e São Luís (15).
O governador Flávio Dino realizou, juntamente com o ex-presidente Lula, uma live transmitida ao vivo ainda há pouco pelas redes sociais.
O assunto principal foi a crise sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no país e as diretrizes adotadas pelo Governo Federal, que, segundo Lula, são um fiasco.
O petista além de citar falhas na economia, criticou o presidente Jair Bolsonaro, por não escolher pessoas qualificadas para o comando do Ministério da Saúde, e ainda questionou a presença de tantos ‘generais’ no governo.
O ex-presidente também cobrou a falta de ações enérgicas por parte do Ministério Público do Trabalho sobre garantir direitos essenciais aos trabalhadores brasileiros.
Lula elogia Dino
Durante a live, Lula teceu vários elogios a Flávio Dino e chegou a agradecer o que o governador fez e faz pelo Maranhão. “Faça o que for preciso, sem esperar agradecimento. Não faça como Bolsonaro que tudo que ele faz ele quer agradecimento”, disse Lula.
E pra finalizar: “conte comigo em qualquer circunstancia por que o Brasil precisa de gente séria assim como você e os demais governadores do Nordeste“, completou Lula enaltecendo o trabalho de Dino no Estado.
Escrevo para não nos esquecermos de onde partimos. Escrevo porque estamos no Maranhão há 15 dias em queda na taxa de contaminação do novo coronavírus. Após quatro meses, enfim, atingimos esta fase que muitos países custaram alcançar. Seria este o momento demarcado pelo meio do caminhada ou por estarmos, de fato, nos aproximando do fim?
Definitivamente não há como saber. A observação do que foi a segunda onda do vírus em outros países exige ponderação e cuidados redobrados. Hoje, com uma taxa de transmissão em 0,89 e reabertura gradual dos serviços, o SARS-CoV-2 parece ter um novo comportamento. O contágio passou a ser mais lento nessa fase.
Esta é a minha preocupação. A Itália, por exemplo, parece ter esquecido toda tragédia vivida pelo novo coronavírus. Quando aparentou ser seguro, a sociedade literalmente abandonou os cuidados e as medidas preventivas.
Uma pesquisa recente, realizada pela empresa SWG, apontou que apenas 18% dos italianos estavam muito preocupados com o novo coronavírus. Anteriormente, este percentual havia chegado a 57%.
No sul do país, local com menor número de casos e, consequentemente, pouco atingido pelos momentos de desespero em razão da COVID-19, os italianos já promovem festas, mal usam máscaras e uma semana atrás uma fotografia registrou mais de cinco mil pessoas reunidas numa praça de Nápoles comemorando a conquista do título da Copa da Itália.
Segundo cientistas, em lugares onde o impacto do SARS-CoV-2 foi baixo, o contágio do vírus pode eclodir agora. Baixar a guarda pode corroborar com uma segunda onda ainda pior que a primeira.
No Maranhão, um pouco de acalento com a baixa taxa de transmissão não é motivo para nos unirmos em festas e descuidarmos nas medidas de prevenção, que já fazem parte do nosso cotidiano. Os maranhenses têm assistido do sofá da sala, pelo celular ou pela televisão, um dos maiores patrimônios culturais que temos.
O São João desse ano foi completamente atípico, mas eu não diria sem brilho porque não deixamos de nos emocionar. Eu me emocionei porque percebi o quanto esse momento é especial para cada pessoa que vive ou que visita o Maranhão no mês de junho. Contudo, precisamos nos lembrar que o vírus continua em circulação e não há garantia científica, até agora, de imunidade naqueles que já testaram positivo.
Definitivamente não estamos no final da pandemia. As crianças e os idosos não nos deixam esquecer. Eles permanecem guardados dentro de casa, lembrando do perigo invisível que ameaça. Algumas famílias superaram momentos de horror e aflição, outras ainda lidam com as perdas.
Distanciamento, uso de máscara e manter hábitos de higiene. Este tem sido o protocolo de vida mais bem sucedido contra o novo coronavírus. Ainda sabemos pouco sobre o vírus, mas o conhecimento adquirido já aponta que essas medidas são eficientes. Podemos hoje optar por prevenção ou por riscos de uma segunda onda no Maranhão. O nosso comportamento em sociedade definirá o rumo da trajetória nessa pandemia. O perigo continua real e bem perto de nós. Sejamos prudentes.
Todos os prognósticos do momento são acompanhados por esse “até agora”, “até aqui”, e esta cautela é o que nos move, na Secretaria de Estado da Saúde, a conduzir o trabalho de forma honesta. Confesso que os números são animadores, que a vontade de comemorar é grande, mas não nos deixemos seduzir por impressões passageiras.
“Chi aspettar puote, viene a ciò che vuole”, isto é, “quem pode esperar, acabará por chegar”. Paciência. Há de vir o tempo de celebrar a vitória contra a pandemia.
Em entrevista a El País Brasil, a presidenta Dilma Rousseff analisou, entre outros assuntos, o cenário eleitoral, que ela considera volátil. Em relação a 2022, ela afirma que ainda é cedo para traçar rumos, mas aponta um fator que pode ser decisivo: Lula não deseja entrar na disputa.
“Lula disse que não quer ser mais candidato, certo? Então, eu não posso falar outra coisa. Eu acho que Lula continua sendo, mesmo não querendo ser candidato, ele continua sendo a liderança mais expressiva no campo popular. Agora, ele disse que não quer ser”, afirmou Dilma.
Diante disso, o que fazer?
“Pode ser uma pessoa do campo. O Lula já falou em [ex-prefeito Fernando] Haddad. O Lula já falou no [governador do Maranhão ] Flávio Dino [PCdoB]… O que não é possível é eu achar que uma pessoa fora de um determinado campo, que tem pelo menos a maioria do campo de oposição vai abrir mão pra quem tem 10%. Esse era o problema, a questão [ em 2018]. A troco [de quê ]? A Cristina Kirchner, na Argentina, abriu mão [da cabeça de chapa da eleição presidencial argentina] para o Alberto Fernandez, que foi o principal assessor de Néstor Kichner”, completou.
Eu, Dr. Francisco Pré-Candidato a Prefeito em 2020 nesse município de TUTÓIA, sabemos que desde o surgimento da PANDEMIA. que afetou o povo de nossa cidade e por estarmos em mais um ano eleitoral venho comunicar no espaço desse Blog, que existem grupos de pessoas que apoiam outros Pré-/candidatos mais respeitamos e que tentam de forma maldosa afirmando em suas especulações que o PROJETO PRÉ-CANDIDATO DR. FRANCISCO, já havia desistido de concorrer nessas eleições. Queremos aqui registrar e informar que é INVERDADE o que tentam induzir famílias e apoiadores do processo político por entendermos que a campanha só começa em Setembro ou Outubro, de acordo com a decisão do SENADO FEDERAL, CÂMARA DOS DEPUTADOS E TSE.
Queremos veementemente repudiar qualquer especulação maldosa dessa natureza e reafirmamos nosso compromisso atendendo uma consulta popular de famílias e comunidades que acreditam em um novo momento prestes acontecer em Tutóia. Estamos pautados em ouvir, caminhar, dialogar e respeitar nossos adversários mais é inaceitável e repudiamos pessoas tentarem plantar as inverdades.
Agradecemos a compreensão e seguimos os devidos protocolos e Decretos de Estado e Municipal. Continuamos zelando pela vida das pessoas e com a esperança que as dificuldades de Saúde Sanitária vai passar e muito em breve nossas vidas e rotina voltarão suas normalidades onde todos nós nos adaptaremos após a crise.
Grande abraço a todos e reafirmo de forma humilde e respeitosa nossa Pré-Candidatura em Tutóia para 2020.
O governo publicou uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na noite de quinta-feira, 25, com um novo decreto que altera regulamento dos serviços de radiodifusão no País. O decreto altera prazos para solicitação do licenciamento de estações de radiodifusão e para o início das operações pelas empresas que prestam os serviços. Há mudanças, também, em relação às punições que podem ser imputadas a essas empresas, caso as regras do decreto não sejam atendidas. A informação é do jornal Estado de S.Paulo.
Segundo a reportagem, pelo decreto 10.405, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, fica estabelecido, por exemplo, que a empresa de retransmissão de sinal de TV poderá ser multada quando “operar com características diversas daquelas constantes de sua licença de funcionamento”.
Ao publicar o decreto, o governo emitiu uma nota para informar que “os novos prazos permitirão a prestação continuada dos serviços de radiodifusão e seus auxiliares nos moldes estabelecidos” e que isso “permitirá que haja um tempo maior para que os sistemas informatizados sejam adaptados”.
A reportagem também informa que, se os prazos não forem cumpridos, o decreto estabelece que “será instaurado processo com vistas à extinção da outorga, devido à perda de condição indispensável para execução dos serviços de radiodifusão”.
Segundo o governo, “as propostas irão promover consistência jurídica e esclarecerão procedimentos internos necessários para a assinatura de contratos com a União e para a apuração do descumprimento de obrigações por parte dos outorgados.”
Durante uma live semana realizada na quinta-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o auxílio emergencial deve ser estendido por mais três meses.
Mesmo ainda sem valores definidos, devem ser pagos mais R$ 1.200, de forma gradual, em parcelas que podem ser de R$ 500, R$ 400 e R$ 300.
Em entrevista concedida para uma rádio da capital maranhense, o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, afirmou que se voltar a aumentar os casos do novo coronavírus (Covid-19) em São Luís e região metropolitana, os bares e restaurantes serão fechados novamente.
A declaração do titular da Saúde é referente a reabertura dos estabelecimentos prevista para o sábado (27) com autorização do governo Flávio Dino.
“Se voltar a aumentar os casos, a gente vai ser obrigado a fechar”, frisou Carlos Lula.
A volta do funcionamento dos bares e restaurantes é mais uma nova medida de flexibilização do isolamento social em São Luís, e segundo o auxiliar de Flávio Dino, todos deverão respeitar as regras sanitárias, como distanciamento entre as.mesas, limites de clientes e proibição de self-service, entre outras.
O uso das praças de alimentação dos shoppings está proibido. Festas também não estão permitidas a serem realizadas.
Ainda na entrevista, o secretário comentou sobre o cenário atual, que ele classifica como uma “fase mais tranquila” e disse que a sociedade terá que aprender a conviver com a doença enquanto não houver uma vacina.
“Na capital, a gente já tem um número de casos bem menor. A considerar a Grande Ilha com menos de 100 casos por dia. A gente já considera isso como um dado importante. Óbvio que ainda têm regiões que nos preocupam”, afirmou
Em 2014, durante uma de suas visitas no município de Tutóia, naquela época estávamos acompanhando a caravana Diálogos Pelo Maranhão e por volta das 11;30 horas da manhã uma multidão lhe acompanhava para ouvir o pronunciamento do então candidato da época Flávio Dino, quando subiu nos degraus da Igreja Católica no centro de Tutóia, ao lado da praça Getúlio Vargas, quando anunciou em uma de suas promessas e meses depois cumpridas em favor do povo da nossa terra.
. Restaurante Popular
.. Água escanada em alguns bairros da cidade
. Camada asfáltica em algumas ruas da cidade
. Melhoramento asfáltico na MA-034
Agora em 2020, tentaremos eleger um novo gestor municipal tentando encontrar com uma visão de gestão pública onde uma das principais áreas no mundo e especificamente em Tutóia, ainda vive estagnada(TURISMO).
Enquanto o aquecimento do comércio é outro fator crucial nesse município de quase 70 mil habitantes. Temos uma cidade encantada e elogiada por muitos que a visitam. A parceria entre a iniciativa privada e pública talvez seja uma das maiores travas de um desenvolvimento desse município
Assim Tutóia, durante a gestão do atual governador e entre as 217 cidades do Maranhão, só nos resta o povo tentar escolher em 2020 onde atenda as necessidades de uma gestão pública com apoio de várias lideranças da própria região e da capital e que ainda possa ser sensibilizado com a causa pública e o quanto temos grandes potenciais para explorar e desenvolver. Mesmo com os quatro itens acima citados e cumprindo a promessa ao povo de Tutóia, sendo pelo governo do Maranhão, onde só nos resta agora nos pautar e moldar os próximos governantes desse município onde possam olhar as potências aqui existentes.
Memória.. 26 DE ABRIL DE 2014
Foto: Local-Central-Blog e estudantes jovens Tutoienses.
De acordo com o novo boletim da SES, desta quinta-feira (25), tivemos 35 novos óbitos (16 na Região Metropolitana e 21 no interior maranhense), mais 1.611 novos casos (68 na Região Metropolitana e 1.543 no interior maranhense).
Com isso, o balanço atual do coronavírus no Maranhão é o seguinte: 74.925 casos, com 1.871 mortes, 53.791 pessoas recuperadas, 2.200 suspeitos e já são 214 municípios maranhenses que já tiveram registros oficiais Covid-19. Ou seja, já temos quase 99% das cidades do Maranhão com pessoas infectadas.
Para a SES, apenas três cidades não teriam o registro da doença, são elas: Loreto, Lagoa do Mato e São Félix de Balsas.
Sobre os leitos, atualmente a ocupação de leitos de UTI na capital é de 77,84%, já de leitos clínicos é de 28,54%. No interior, com exceção de Imperatriz, a ocupação de leitos de UTI está em 75,27% e leitos clínicos em 62,66%. Já em Imperatriz, a ocupação de leitos de UTI alcançou 74,07%, já de leitos clínicos, a taxa é de 64,20%.
Vale destacar ainda que, até o momento, já tivemos 2.113 profissionais da Saúde infectados, mas com 1.977 recuperados e, infelizmente, 39 óbitos durante toda a pandemia.
Os 35 novos óbitos vieram: Araióses (01); Coelho Neto (01); Icatu (01); Igarapé do Meio (01); Morros (01); Paço do Lumiar (01); Penalva (01); Pinheiro (01); Santa Rita (01); Serrano do Maranhão (01); São Bento (01); São Mateus (01); Miranda do Norte (02); Imperatriz (03);Timon (03); São José de Ribamar (04); São Luís (11).
Por meio de recomendação editada na terça-feira, 23, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão está orientando os gestores como devem agir em relação à suspensão dos empréstimos consignados contraídos por servidores estaduais, municipais e privados de acordo com a Lei Estadual 11.247/2020, de 4 de junho. No âmbito do estado do Maranhão o prazo de suspensão é de 90 dias, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A suspensão, por sua vez, é facultada do servidor perante o órgão pagador, no caso a administração municipal.
O objetivo das orientações da Federação tem como propósito prestar esclarecimentos sobre aspectos da lei diante da resistência das gerências dos bancos públicos no interior do Maranhão em dar efetivo cumprimento a norma estadual disciplinadora da suspensão dos empréstimos consignados. A Famem, por meio de posicionamento externado pelo presidente Eric Costa, defende com veemência a competência do Estado do Maranhão legislar sobre direito do consumidor, amparado em entendimento precedente do Supremo Tribunal Federal.
Os empréstimos consignados têm desconto em folha. De acordo com lei, o órgão pagador não realizará o desconto salarial do valor correspondente às parcelas de empréstimos e financiamentos consignados em folha de pagamento de servidores e empregados públicos ativos e inativos. O prazo de suspensão pode perdurar por um período mais estendido, mediante a vigência do estado de emergência decretado pelo Governo Federal em 6 de fevereiro de 2020.
A recomendação da Famem consigna que com o fim do estado de emergências novas negociações deverão acontecer entre o credor e a instituição financeira, com parcelamento de no mínimo doze vezes. À cobrança não pode incidir juros de mora, multa ou correção monetária sobre as parcelas vencidas entre 20 de março e o fim do estado de emergência. Nos casos de parcelamentos menores, o limite de comprometimento do rendimento do servidor não pode exceder 6% do total. Durante todo período da suspensão da cobrança a instituição fica proibida de inscrever o credor em banco de dados de crédito.
Tutóia, irá se repetir a corrida e disputa entre os poderes da república municipal em toda região!
Eleições 2020, será marcada por mais uma acirrada disputa entre os concorrentes para o Executivo e Legislativo. É mérito de um pensador e decisão pessoal a discordância para aqueles que tentam a reeleição para continuação do poder. A democracia é para todos mais as decisões convém de cada um o livre arbítrio e escolha e o manifesto da liberdade de expressão. Aos 44 anos resolvemos trilhar uma acirrada vaga para o Legislativo porque entendemos que os 82 anos de uma bela cidade como Tutóia, com uma população crescente a sorte aos Tutoienses, ainda não chegou. Falamos de nossos potenciais e riquezas naturais e a escura visão daqueles que passam pelo maior poder municipal no comando do Executivo de 4 em 4 anos. A quem o diga que oito décadas e dois anos de emancipada pudéssemos usufruir dos valores de nossas belezas de forma produtiva e progressiva sem afetar o nosso meio e muito menos prejudicar aqueles que do meio ambiente precisam para o sustento de vida e seus familiares.
Tutóia, estamos direcionando nesse artigo nossas riquezas e a falta de compromisso com nossa bela cidade diante do mapa encantador que "Deus" criou e nos deu de graça para os homens do poder zelar e produzir a política da qualidade de vida em favor de um povo que sofre desde a existência desse município.
A caminhada após 24 anos conhecendo toda nossa região resolvemos intensificar a nossa bandeira de luta em uma acirrada disputa onde já disponibilizamos nosso nome para uma consulta popular ao Legislativo de nosso município. Assim estamos pronto para ouvir as VOZES DAS RUAS e apresentar nessa Pré-Candidatura nossos bons pensamentos para o futuro de Tutóia e nossa gente.
Meus sinceros abraços ao povo e amigos da nossa terra - Tutóia @ntonio @maral