terça-feira, 21 de maio de 2024

Aumento significativo de febre Oropouche no Brasil e Maranhão está entre os afetados

 

Casos de febre oropouche começam a surgir no Maranhão; saiba sintomas e riscos


Foto Reprodução

Dados divulgados na última semana pelo Ministério da Saúde revelam um aumento significativo nos casos de febre Oropouche no Brasil, com o Maranhão entre os estados afetados. O país contabiliza atualmente 5.102 casos da doença, sendo 2.947 no Amazonas e 1.528 em Rondônia.

A febre Oropouche, transmitida principalmente pelo mosquito *Culicoides paraensis* (conhecido como maruim), apresenta sintomas semelhantes aos da dengue e chikungunya, incluindo dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, febre alta, náusea e diarreia.

O surgimento dos casos no Maranhão faz parte de um surto mais amplo que está se espalhando por várias regiões do Brasil, incluindo Bahia, Acre, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro, Piauí, Roraima, Santa Catarina, Amapá e Paraná.

A rápida disseminação da doença é atribuída, em parte, às mudanças climáticas, que aumentaram as temperaturas e as chuvas no Brasil.

Segundo o MS, a maioria dos casos de febre Oropouche no país foi diagnosticada em pessoas com idade entre 20 e 29 anos. As demais faixas etárias mais afetadas pela doença são 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 10 a 19 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário