quinta-feira, 17 de julho de 2025

Brasil não aceitará imposição de quem tenta ameaçar soberania. Diz Lula

 

“O Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto”, diz Lula sobre tarifas de Trump


Presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil está aberto ao diálogo com os Estados Unidos, mas não aceitará imposições como a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros determinada por Donald Trump.

Em entrevista à CNN Internacional, Lula criticou a interferência de Trump em assuntos internos do Brasil, como a defesa de Jair Bolsonaro em carta enviada ao governo brasileiro. “O Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto. Queremos ser livres, não reféns”, afirmou.

Lula ressaltou que a Justiça brasileira é independente e que ele próprio já foi julgado pelo Supremo Tribunal Federal. Sobre as relações com os EUA, disse que o Brasil propôs negociações formais, mas não recebeu resposta diplomática. “Trump foi eleito para governar os EUA, não o mundo”, afirmou.

O presidente também mencionou que, se necessário, poderá acionar a Lei de Reciprocidade para retaliar comercialmente os EUA, mas que prefere uma solução diplomática.

Sobre temas internacionais, Lula elogiou a disposição de Trump em negociar paz na Ucrânia e em Gaza, mas criticou a prioridade americana em aumentar gastos militares: “O mundo precisa de comida, não de armas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário