sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Isis Valverde fratura vértebra; saiba quais são as consequências


G1 Notícias


Após sofrer um acidente de carro nesta sexta-feira (31), a atriz está internada no Hospital Barra D'or, no Rio de Janeiro

Sucesso na minissérie Amores Roubados, a atriz Isis Valverde fraturou a vértebra em um acidente nesta sexta-feira (31) Foto: Caio Duran / Agnews
Sucesso na minissérie Amores Roubados, a atriz Isis Valverde fraturou a vértebra em um acidente nesta sexta-feira (31)
Foto: Caio Duran / Agnews
  • Danielle Barg
Fora do ar desde o fim da minissérie Amores Roubados, da Globo, Isis Valverde se envolveu em um acidente de carro nesta sexta-feira (31), no Rio de Janeiro.
A atriz, que está internada no Hospital Barra D'or, sofreu uma fratura na vértebra C1.
Para o ortopedista Miguel Akkari, de São Paulo, só o fato de a atriz ter permanecido viva já é um indício de que a lesão não foi grave. “Se ela foi resgatada com vida, é sinal que teve sorte”, reforça.
Ele explica que a lesão na vértebra C1 é uma das mais agressivas. “Ela pode ser fatal ou trazer sequelas muito graves”. Isso porque, segundo ele, quanto mais próxima da cabeça, maior o perigo. “A C1 é o nível vertebral mais alto da coluna. Qualquer lesão com desvio que possa comprometer a medula neste nível é extremamente perigosa.”
Akkari diz que a variedade de quadros clínicos relacionados à fratura na C1 é muito grande. Por ora, é possível imaginar dois quadros para a atriz. A primeira hipótese seria uma lesão leve, cujo tratamento é simplesmente a imobilização por meio de um colar. Segundo o especialista, nestes casos, o próprio organismo trata de regenerar a região, processo que geralmente leva de um a dois meses.
A segunda possibilidade é quando ocorre uma lesão mais grave, com desvio da vértebra. Isso geraria um maior risco de atingir a medula, o que pode causar a morte ou tetraplegia. Nestes casos, a cirurgia é indicada para a fixação e, posteriormente, a imobilização total do paciente ajuda a vértebra a se reestruturar.  
De acordo com Carlos Henrique Ribeiro, neurocirurgião e presidente da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e do Hospital Badim, Rio de Janeiro, o caso parece ser simples. “O que deve ter ocorrido é uma fratura sem desalinhamento”, opina. 
Entenda o caso
O acidente aconteceu na madrugada de sexta-feira (31), quando Isis voltava de uma festa na Barra da Tijuca ao lado do amigo Gabriel Maciel da prima Mayara Nable - que postou uma foto horas antes do ocorrido.
O carro da atriz, um Range Rover Evoque, foi estacionado no prédio do amigo e coberto por uma lona. Ainda assim, é possível notar a força do impacto e os danos causados no veículo em registros feitos por fotógrafos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário