quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Rio já tem agenda de protestos contra reajuste de ônibus de 9%



A decisão da prefeitura de aumentar em 9% –de R$ 2,75 para R$ 3– a passagem de ônibus no Rio de Janeiro a partir do dia 8 de fevereiro, publicada nesta quinta-feira (30) no “Diário Oficial” já repercute negativamente. Ao menos quatro protestos previstos para as próximas três semanas podem levar milhares de manifestantes às ruas contra o reajuste.
O aumento das tarifas foi o mote dos protestos de junho do ano passado, que contagiaram o país com esta e outras demandas. Naquele momento, Rio e São Paulo voltaram atrás e reduziram os valores daspassagens.
Agora, no Rio, eventos no Facebook convocam um ato para a tarde de hoje contra o reajuste da tarifa dos trens urbanos, que ganhou projeção depois da confirmação do aumento de ônibus. O evento, marcado para as 18h na estação Central do Brasil, conta com mais de 2.300 confirmações.

“A passagem vai aumentar e o Rio vai parar”

A bandeira também foi encampada em outro ato previsto para esta tarde. Inicialmente contra as remoções para a realização da Copa, a página do evento, que conta com 1.200 confirmações, convoca, desde quarta-feira (29), “todos contra o aumento e as remoções” com a palavra de ordem “a passagem vai aumentar e o Rio vai parar”. O ato está marcado para as 17h, na Tijuca.
A manifestação com o maior número de adesões, porém, está marcada para 6 de fevereiro. Classificando o aumento como “assalto”, o ato conta com mais de 10,5 mil confirmações e deve ocorrer na Candelária, ponto de concentração das maiores manifestações de junho, em 2013, na cidade.

Movimento Passe Livre

Em uma página, o texto, que convoca a manifestação, critica a “péssima qualidade do transporte público” no Rio e lembra o sucesso dos protestos de junho, que resultaram na redução da tarifa no ano passado. “Dessa vez não vai ser diferente. Vamos todos às ruas novamente”, diz a convocatória.
O protesto é convocado pelo MPL (Movimento Passe Livre) e outros perfis. Outro ato está marcado para 13 de fevereiro, também na Candelária.
As manifestações contra reajustes de tarifas de transporte já acontecem há dias no Rio, convocados por diferentes organizações. Na terça, 28, um ato convocado pelo MPL contra o reajuste na passagem de trem urbano levou cerca de 300 manifestantes à Central do Brasil. Criticando o reajuste e a má qualidade do serviço prestado, centenas de manifestantes e usuários dos trens pularam as catracas na maior estação da capital na hora do rush.
O reajuste da tarifa de ônibus no Rio acontece uma semana após o governo estadual determinar a desoneração de 50% do IPVA nos ônibus municipais e intermunicipais do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário