sexta-feira, 18 de abril de 2014

MINHA TERRA TEM RIQUEZA

As maravilhas de Tutóia, não são valorizadas por quem administra.












Precisamos resgatar o respeito por essa terra que vem a cada ano sendo desvalorizada por homens e famílias que se titulam em ser seus xerifes, deixando pra trás as raízes e força de várias culturas. Uma pequena cidade do interior do Maranhão, há décadas vem sendo esquecida até mesmo em data de seu aniversário de sua Emancipação, que se costuma comemorar em 29 de Março, e em duas datas consecutivas seus valores, suas culturas, suas riquezas, nem se quer foi reconhecida.

Tutóia, uma das pequenas cidades do interior do Maranhão, com menos de 60 mil habitantes, tem hoje uma das maiores rica pesca artesanal, com um povo consideravelmente pacato, hospitaleiro, trabalhador, humilde, mas nem isso durante anos, quem lhe administra politicamente não se sensibiliza com tamanha riqueza de seu próprio povo.

Continuarei sonhando Tutóia, no nascer, crescimento, descoberta de homens ou mulheres que reconheça o quanto ès importante para nossa gente. O olhar por Tutóia, em lhe valorizar só virmos e ouvimos em período eleitoreiro, mas ao se sucederem a conquista do poder tu és esquecida. Falamos em Delta do baixo-Parnaíba, em sua produção pesqueira, em tranquilidade, pacata, e acolhedora. As marcas de quem te administra neste século XXI, é revoltante e só nos resta o teu próprio povo, sair de teu sono do acomodar. 

Deixaremos Tutóia, lacunas vazias quando já passou por seu surgimento homens e mulheres conhecedores das suas raízes. Agricultura familiar, pesca artesanal, comércio local, são suas fontes de trabalhos e sobrevivência de teu povo. Sem contar com as lindas praias, ilhas, balneários, e grandes extensões de terras para seus diversos investimentos. 

76 anos, de sua Emancipação política, ainda sofremos com o caos nas específicas áreas. Segurança pública, educação de mal qualidade, saúde precária e dependente da cidade vizinha de Parnaíba, um povo que sofre calado, uma sociedade silenciosa, e um futuro incerto. Andamos por você Tutóia, te encontramos sem água, mas com convênios constatado dos R$ 5 milhões que tu recebeste, suas encanações de tubulações de água mas há décadas só se promete.

Continuaremos a sonhar Tutóia, por um novo horizonte e que os homens e mulheres que te administraram possam no futuro carregar sua cruz e lembrar que fez sofrer o teu povo.  Você Tutóia, não poderá somente receber administradores que se titulam de suas riquezas e criam grandes impérios, somos consciente de nossa passagem, mas precisamos continuar sonhando que em fins comunidades pessoas sofrem pelo total abandono sem ter um assistencialismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário