sexta-feira, 23 de maio de 2014

Sugestão sobre porte de armas tem grande repercussão nas redes sociais


Senado Federal na quinta-feira(22)




A sugestão de que cidadãos devidamente habilitados sejam autorizados a portar armas (SUG 12/2014) —  que foi apresentada por internautas no portal e-Cidadania e será discutida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) — está causando grande movimentação nas redes sociais.
postagem publicada no Facebook pelo perfil Notícias do Senado sobre o assunto já foi compartilhada quase 17 mil vezes, tendo recebido quase 4 mil curtidas e mais de 800 comentários. Ao todo, já passou pela 'página inicial' mais de 2 milhões de pessoas, o que na linguagem do Facebook é chamado de "alcance'.
Com toda essa repercussão, a matéria sobre a sugestão, publicada pela Agência Senado, já teve mais de 53 mil visualizações – tornando-se a mais lida do ano.
Após debate na CDH , a sugestão deverá ser transformada em projeto de lei e começar a tramitar normalmente.
Segurança
Há poucos dias, outra matéria, também sobre o tema segurança, atraiu a atenção dos internautas. O texto tratava da enquete promovida pelo site do Senado a respeito da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 51/2013, do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que reorganiza as forças policiais extinguindo o seu caráter militar e determinando que atuem tanto no policiamento ostensivo quanto nas investigações dos crimes.
O post divulgado pela página Notícias do Senado no Facebook no dia 7 de maio teve mais de 4 mil compartilhamentos e mais de 500 comentários de internautas manifestando sua opinião sobre o tema.
Participação popular
No site e-Cidadania, é possível apresentar ideias de projetos de lei e de audiências públicas e votar nas que foram apresentadas. As sugestões de projetos que atingem 20 mil votos favoráveis na internet são encaminhadas à CDH para iniciarem a tramitação formal.  As sugestões de audiências que têm pelo menos 10 mil manifestações de apoio são encaminhadas para a comissão mais pertinente para a análise do assunto. Até agora, outras duas ideias de projetos já atingiram esse patamar: uma sobre a legalização da maconha e outra sobre a regulamentação do marketing multinível. Várias sugestões estão abertas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário