segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Cerimônia e despedida do deputado federal "João Castelo"


VÍDEO: parentes e amigos prestam as últimas homenagens a João Castelo


Velório do deputado Federal João Castelo na Assembleia Legislativa
Velório do deputado Federal João Castelo na Assembleia Legislativa
Chegou por volta das 11h da manhã desta segunda-feira (12) na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, o corpo do deputado Federal e ex-prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB).
A cerimônia de despedida do parlamentar, que faleceu ontem em São Paulo aos 79 anos, começou com atraso devido a demora da chegada do corpo que foi conduzido até a plenária da Casa em grande cortejo por militares do Corpo de Bombeiros do Maranhão.
Na chegada, muita comoção e tristeza por parte de familiares e amigos do ex-prefeito que foram prestar as últimas homenagens ao político caxiense. A cerimônia emocionou a todos presentes entre parentes e políticos maranhenses.
Veja abaixo as imagens da chegada do corpo de João Castelo na Assembleia Legislativa.

Câmara Municipal e Assembleia decretam luto de 3 dias pela morte de Castelo


Deputado João Castelo
Deputado João Castelo
Em um sentimento de profundo pesar e respeito pela memória política do deputado federal João Castelo Ribeiro Gonçalves (PSDB), o presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), decretou luto oficial de três dias no Poder Legislativo maranhense.
Ainda na manhã deste domingo (11), a Assembleia externou pesar, por meio de nota, ao falecimento do parlamentar federal. Ele era pai da ex-deputada Gardeninha Castelo, marido da ex-prefeita Gardênia Gonçalves e também deixou outro filho, João Castelo Filho. Em nota divulgada, a família também agradeceu as mensagens recebidas.
O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR) também lamenta a morte do parlamentar e decreta luto oficial por três dias.
“A Câmara Municipal de São Luís manifesta a sua mais profunda consternação pela morte do deputado federal João Castelo Ribeiro, uma das mais destacadas lideranças política do Maranhão nas últimas décadas.
Como governador deixa um conjunto obras inesquecível. No Parlamento sempre se sobressaiu, tanto como deputado federal quanto como senador. Na Prefeitura de São Luís realizou uma administração pautada pela seriedade e pelo trabalho, sua marca. O Maranhão acaba de perder uma de seus mais ilustres filhos”, diz Astro em nota.
Histórico do Político
João Castelo era filiado ao PSDB e membro da Executiva Estadual do Partido. Exerceu o mandato de deputado federal por 5 mandatos. Foi governador de 1979 a 1982, tendo como uma das obras de principal relevância em seu mandato a construção do Sistema Italuís – que até os dias atuais funciona abastecendo a capital maranhense; além da construção do estádio “Castelão” e de bairros como o Maiobão e a Cidade Operária.
Durante o seu mandato como prefeito da cidade de São Luís, de 2009 a 212, realizou o prolongamento da Avenida Litorânea, a reconstrução total da avenida Santos Dumont e outras obras importantes para os ludovicenses. Foi também Senador da República, de 1983 a 1991, e presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, entre os anos de 2007 e 2008.

Corpo de João Castelo será velado na Assembleia Legislativa em São Luís


Deputado João Castelo faleceu ontem em São Paulo
Deputado João Castelo faleceu ontem em São Paulo
O corpo do deputado federal e ex-prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB) estará sendo velado nesta segunda-feira (12) na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. O primeiro momento é reservado apenas para familiares em seguida será aberto para aqueles que irão se despedir do parlamentar.
João Castelo faleceu na manhã deste domingo (11), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A morte do deputado foi confirmada às 10h15 (horário de Brasília). Ele morreu aos 79 anos de idade um mês após ser submetido a uma cirurgia para a revascularização do miocárdio. Desde então, estava em coma induzido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ontem não resistiu e faleceu.
O enterro de Castelo será realizado hoje às 17h no Cemitério Parque da Saudade, no Vinhais.
Informações: Minard

Nenhum comentário:

Postar um comentário