Maranhão da Gente
A entidade feminista emancipacionista comporá, pela primeira vez, o colegiado pelos próximos dois anos, como representante da sociedade civil maranhense.
A União Brasileira de Mulheres – UBM, do Estado do Maranhão, entidade feminista emancipacionista, que luta pelos direitos das mulheres, por um mundo de igualdade e contra toda a opressão, foi eleita para representar as maranhenses no Conselho Estadual da Mulher, órgão de orientação e deliberação de políticas públicas de igualdade de gênero, que busca assegurar a participação integral da Mulher na sociedade , o respeito aos seus direitos, em suas diversidades, e atua no controle social das ações governamentais.
O Conselho é paritário, ou seja, é composto por treze órgãos e secretarias governamentais e outras treze entidades da sociedade civil.
Participaram das eleições, que ocorreram neste dia 04 de julho, quinze organizações entre centrais e federações sindicais, entidades de luta por moradia, religiosas, étnico-raciais, juventude e representantes do movimento feminista.
Para o próximo período, a Conselheira Titular, Hilde Pinheiro considera que “O conselho deve se voltar para as eleições municipais, construindo uma grande campanha para assegurar o compromisso dos candidatos e candidatas com os direitos das mulheres”, apontou.
Para Dilma Nascimento, representante suplente, “é fundamental que o Conselho Estadual tenha feição própria e possa intervir, junto aos candidatos e candidatadas às prefeituras e câmaras de vereadores e vereadoras para assegurar mais órgãos e conselhos da mulher, em todo o estado do Maranhão”.
Foram eleitas também a Central Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, a União da Juventude Socialista – UJS Feminista e o Sindicato Estadual dos Professores e Professoras – SINPROESSEMA, entre outras organizações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário