‘Sim, eu posso!’ diminui índice de analfabetismo em Água Doce do Maranhão
Quinta-feira 09 de fevereiro de 2017, foi realizado durante o dia, o cerimonial de formação dos alfabetizados, do programa estadual ‘Sim, eu posso’, em Cana Brava, distrito de Água Doce, precisamente na Bica do Yoyo.
O cerimonial foi realizado em duas etapas, pela manhã e a tarde. Pela manhã houve uma avaliação sobre o SIM, EU POSSO, feita pelos educadores e coordenadores do projeto. Onde foram destacadas as dificuldades que os educadores, educando e coordenadores encontraram no início e no decorrer da jornada, tais como: a falta de apoio da gestão anterior (municipal) , as dificuldades de deslocamentos, e a desconfiança de que, seria mais um programa que não daria certo, porém, foram todos surpreendidos pelos êxitos alcançados pelo projeto. Na oportunidade, destacado também o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais ao programa Sim, eu Posso, sendo o primeiro a manifestar apoio dentro do munícipio.
Marcos Divino, Inês, Viviane Lobato e Ildegardo |
Após, a primeira etapa na parte da manhã, deu-se uma pausa para o almoço e, logo reiniciou os trabalhos que para concluir o cerimonial de formação dos alfabetizados.
O cerimonial foi reiniciado com a participação de todos participaram do projeto, tais como educandos (Alfabetizados), educadores, coordenadores de núcleos, coordenadores municipais (MST), coordenação política pedagógica do programa Sm, eu posso (MST) e coordenação nacional do (MST ).
Reinicou ao som de músicas ao vivo, com o cantor Marquinhos ( cantor do Sim, eu posso ), os coordenadores e educadores apresentaram trabalhos de artes, adereços e utensílios, utilizados pelo homem do campo, após a apresentação, o orador fez o chamamento das autoridades presentes forma a mesa: Alzenira Montelo (Direção Nacional do MST), Loroana Santana ( Ajunta do plano MAIS IDH), Willianderson Garcia ( Secretário adjunto de Educação do Estado), Rosário Dias ( Secretária de Educação do Município de Água Doce ) João Carpistano ( Acessor do Gov do Estado do Maranhão), Pedro Silva ( Representante do STT Rurais de Pedro Água Doce ) José Urbano (Agerp ).
Elitiel, Inês, Marcos e Suelem |
A formatura contou com a presença de Inês (coordenadora de política pedagógica do programa SIM, EU POSSO ), do cantor do programa SIM, EU POSSO (Marquinhos Monteiro) e também contou com a presença de Júlia (representante do Setor de Cultura).Todos fizeram uso da Palavra evidênciando os avanços positivos do programa, dando ênfase em prol da permanência do programa em Água Doce, como frisou a Alzenira Montelo (Direção Nacional do MST). E fazendo uso da palavra, a secretária de Educação de Água Doce do Maranhão, Rosários Dias, assegurou que, o munícipio está de portas abertas para abraçar o programa Sim, eu posso.
Educadores |
O programa inscreveu 629 alunos e alfabetizou 496 e que, em sua quase que totalidade, são pessoas com a idade já avançada e que não tiveram oportunidades de aprender a ler e escrever quando mais novos e até impedidos de freguentar uma sala de aula. Pela necessidade de ter que trabalhar desde muito cedo, para ajudar seus pais e posteriormente cuidar de seu próprio lar.
Viviane Lobato, Dona Terezinha, 72 anos, e educadores |
Moradora de Água Doce, Dona Terezinha, 72 anos, foi impedida de estudar pelos pais que consideravam ser uma perda de tempo. “Sempre quis estudar, mas passei a vida na roça, saindo de madrugada e voltando às 23h. Sofri muito na roça, mas venci. Trabalhei, me casei e agora, com 72 anos, consigo ler uma cartinha. Parabenizo minha professora e o governador Flávio Dino por isso. Hoje, graças à Deus, eu sei um pouquinho ler e escrever meu nome bem”.
O município de Água Doce foi impactado pelo programa na área da educação, saúde e economicamente, uma vez que o governo investiu dentro do munícipio, 442 mil, em dez meses, tempo em que o programa realizou a jornada de alfabetização.
As ações do programa ‘Sim, Eu posso!’ são coordenadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), que coordena o Plano Mais IDH, e a execução do programa é realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Bêllo, Suelem e equipe da Força Estadual de Saúde |
No munícipio de Água Doce, o ‘Sim, eu posso!’ contou com oito (08) coordenadores, oito (08) núcleos e 52 educadores.
Coordenadores: Cleyton, Bêllo, Alison, Cláudia, Rosarinha, Viviane, Ildegardo e Marcos Divino, sendo que os 03 últimos são de Tutóia, contribuindo com a educação de Água Doce do Maranhão.
A jornada de alfabetização foi realizada com integração com a Força Estadual de Saúde.
Acoordenação municipal agradeceu muito a contribuição dos coordenadores de Tutóia ( Viviane Lobato, Ildegardo e Marcos Divino )
Coordenação geral no município de Água Doce, Elitiel e Suelem
PACEIROS:
Bica do Yóyó, Delfino dos Santos Fontenele, Raimunda Nonata da Santos, Marquinhos Monteiro ( cantor e compositor) , Juliana, blog do Ariston Caldas ( Tutóia).
Foto: Edu Santos. Coordenadora do MST,Wilian secr.adjunto da secretaria de educação do estado,Rosaria Dias e cordeadores do SIM EU POSSO |
Marquinhos ao violão. (Cantor do Sim, eu posso) |
Inês ao microfone |
Alzenira (MST) ao microfone |
Wilian sec. adjunto da secretaria de educação do estado ao microfone |
Via Ariston Caldas
Nenhum comentário:
Postar um comentário