quinta-feira, 19 de setembro de 2013

RECORDANDO ALGUNS FATOS HISTÓRICOS SOBRE TUTÓIA !



Tutóia, elevada à categoria de cidade desde 29 de Março de 1938. Através do Decreto de Lei, nº 45, esse mesmo documento serviu para emancipar vários municípios e criar Vilas. Comarca e Distrito. Esse foi o último empenho político que Paulino Neves, fez por Tutóia, pois após 3 anos ele veio a falecer.

Alguns Prefeitos de Tutóia:  Antes da Proclamação da República, os Estados Brasileiros eram chamados "Província."  Depois da Proclamação em 15 de Novembro de 1889, pelo Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, veio o nome de Estado cujo chefe é o Governador, e Município. Nome dado a uma área territorial formadora dos Estados, cujo administrador é o Prefeito.
Em 1890, foi criado o Conselho de Intendência Municipal, por determinação da Constituição Estadual. Essa lei, durou até 1919, tempo em que os Intendentes foram substituídos pelo Prefeitos. Vejamos os principais Intendentes de Tutóia. Eusébio Ataíde, Clementino Oliveira Ramos, Gil Rebelo, Pedro José da Silva, Pedro Almeida Soares, Celso Fonseca e Antonio de Almeida Gallas.

Prefeitos de Tutóia:  Euclides Gomes Neves, Celso G. da Fonseca, Pedro de A. Soares, Pedro José da Silva, Almir Galvão de Caldas, Nemésio Neves, Felipe de A. Ramos, José de Matos Silva, Celso dos Santos Veras, José Veras, Antonio José Rodrigues, Zilmar Melo Araújo, José Cílio A. Silva, Merval de Oliveira Melo, Luis Alberto Galvão de Caldas, Egídio Francisco Conceição Júnior e Raimundo Nonato Abraão Baquil.

Os três poderes em Tutóia:  Executivo, Legislativo, Judiciário.
Executivo é exercido pelo Prefeito Municipal.
Legislativo é exercido pela Câmara Municipal.
Judiciário é exercido pelo Juíz, Promotor e um Advogado, habilitado para o exercício da profissão.

Pessoas importantes na história política-Cultural e Educacional de Tutóia:  *João Tavares, filho natural do Rio de Janeiro, veio para o Maranhão, com a incumbência de participar da grande família "Marista" onde foi vice-Reitor. Entrou para a campanha de Jesus em 11 de Julho de 1923. Faleceu no dia de seu aniversário em 1743, morou vários anos em Tutóia-Velha.
* Paulino Gomes Neves, Nasceu em Tutóia-Velha, no dia 13 de Agosto, de 1845. Quando jovem foi para São Luis, estudar e trabalhar numa firma comercial. De volta à terra natal, casou-se com Dona Zuza Neves e tiveram 12 filhos. Foi um político de renome, tinha patente de coronel, pois fazia parte da guarda Nacional Brasileira. 
* Almeida Galhardo, " O poeta das gaivotas "  Francisco das Chagas Almeida Soares, usava o pseudônimo de "Almeida Galhardo" nos jornais e em suas poesias, nasceu em Tutóia, no dia 22 de Dezembro de 1922. Filho de Pedro Luis Soares e Dona Joaquina de Almeida Soares. Em 8 de Agosto de 1964, morreu num acidente de avião que pilotava no bairro de Forquilha, quando vinha para Tutóia, visitar sua mãe que estava seriamente enferma foi o primeiro Poeta regional, fazendo parte da história literária de Tutóia. Monsenhor Hélio Maranhão "pastor de Tutóia" Hélio Maranhão, nasceu em em Barra do Corda(Ma), em 27/05/1930. Filho de Raimundo Leonilio Maranhão e Perpetua Nava Maranhão, desde cedo interessou pelo sacerdócio. Foi ordenado Padre, no dia 22 de Dezembro de 1956. Veio para Tutóia, em 1964, o seu primeiro trabalho como pároco ficou conhecido no Maranhão, ao criar as comunidades Ecleriais de Babes (CEBS). Criou o colégio Almeida Galhardo, o primeiro da microrregiãodo Baixo Parnaíba. Atualmente foi nomeado Capelão Chefe da Polícia Militar do Maranhão. 

Dona Zelinda Neves Miranda, filha do coronel Paulino Neves e Zuza Neves, nasceu no dia 10 de Novembro de 1907, foi a 2º filha do coronel a nascer em Tutóia, aos 14 anos de idade, foi para São Luis, estudar no colégio "Maria Auxiliadora" das irmãs Dorotéia onde concluiu o curso de professora. Quando voltou para Tutóia, começou a lecionar em sua casa(no Chalé).  Além de professora Zelinda Neves, foi a 1º secretária de educação do município, no governo do Sr. Zilmar Melo, em 1970. Faleceu em 28 de Agosto de 2004. 

Os símbolos do Município são:  A bandeira, o Brasão, o Hino.
Aquarela - letra e música, Raimundo nonato Freitas, cantor, poeta, compositor.
Hino, letra e música do compositor e maestro  Padre Jocy Neves Rodrigues.
A bandeira, foi oficializada pelo decreto 28.04.81, sob o número 56-A.

3 comentários: