quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Maranhão define agenda do Encontro Nacional das Cidades Históricas



Turismo no Maranhão


                                                          Secretária de Turismo

Foto 2 - Governo do Maranhão definediretrizes do Encontro Nacional das Cidades Históricas
A Secretaria de Estado de Turismo esteve reunida com representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na quarta-feira (23). Na pauta da reunião, a programação do “Encontro Nacional das Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil”, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de outubro, em São Luís (MA).
O evento, organizado pelo Governo do Maranhão, propõe a discussão, com as cidades que detém Patrimônio Mundial no Brasil, de caminhos e soluções para a gestão dos sítios histórico-culturais restaurados, assim como ações prioritárias após a conclusão das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, uma linha destinada exclusivamente aos patrimônios históricos urbanos protegidos pelo Iphan.
“O PAC Cidades Históricas está sendo implantado em 44 cidades de 20 estados da federação. O investimento em obras de restauração é de R$ 1,6 bilhão, destinado a 425 obras de restauração de edifícios e espaços públicos. Parte deste patrimônio está no Nordeste e, após restaurados, voltarão a ser atrativos turísticos, sendo assim, precisamos desenvolver estratégias para este novo momento”, lembrou a secretária Delma Andrade.
Ainda de acordo com a secretária, o encontro também irá propor diretrizes de atuação dos entes públicos nas três esferas de governo e iniciativa privada para a revitalização do Centro Histórico de São Luís. Ficou definido que o encontro será organizado em: painéis, debates, votação de propostas e relatoria. “Este modelo tem por finalidade otimizar os trabalhos, com maior participação dos presentes e a elaboração de diretrizes relacionadas aos temas dos painéis. É um formato mais dinâmico, mas que necessita planejamento”, ressaltou a gestora.
De acordo com a coordenadora das áreas técnicas da CNM, Luciane Carneiro, esta metodologia prevê ao mesmo tempo as apresentações – cinco painéis temáticos – e os grupos de trabalhos que serão subdivididos em debate, votação e relatoria e elaboração de proposta. O evento será finalizado com a elaboração do documento final, no dia 23 de outubro. O dia 24 deverá ser reservado para visitas técnicas ao Centro Histórico de São Luis.

Maranhão da Gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário