sábado, 26 de setembro de 2015

Presidente do PT-SP diz que Marta está se aliando a 'ideias golpistas'


Para Emídio de Souza, senadora deixa PT 'cuspindo no prato que comeu'. Marta Suplicy participou de ato de filiação ao PMDB neste sábado.

G1 Notícias

O presidente do diretório estadual do PT, Emídio de Souza, disse neste sábado (26) que a “Marta não é mais um problema do PT”. A ex-prefeita de São Paulo e senadora oficializou a sua filiação ao PMDB. “Se ela quer sair, é um direito dela, mas não precisa sair cuspindo no prato que comeu como está fazendo, muito menos se aliando a ideias golpistas como essa que ela expressa”, afirmou durante um ato na Praça da Sé, no Centro de São Paulo.

Emídio afirmou que “Marta não chegaria aonde chegou se não fosse a força do PT”. “A única coisa que ela deveria ter dignidade para respeitar os 8,5 milhões de petistas que votaram nela, os milhares de militantes que fizeram campanha para ela e o partido que deu abrigo para ela a vida inteira”, disse o presidente estadual.

Em seu discurso durante o ato de filiação, ocorrido no Teatro Tuca, na Zona Oeste de São Paulo, Marta lamentou a saída do PT e disse que o melhor caminho, por mais doído que seja, é o rompimento.
"Diante de relações conflituosas, sem a menor perspectiva de melhora, e que fere os nossos princípios, o melhor caminho a se tomar, por mais doido que seja, é o rompimento", afirmou.
A filiação reuniu nomes como o presidente em exercício, Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.
A senadora disse que, ao olhar nos olhos do presidente nacional do PMDB, Michel Temer, sentiu confiança. Marta ainda elogiou cada um dos líderes à mesa, bem como o ex-presidente José Sarney, que não estava no evento, a quem chamou de "gigante da política".
Durante o evento, o locutor conclamava os militantes a gritar "Um, dois, três, quatro, cinco mil, Marta e Michel em São Paulo e no Brasil". Cunha foi aplaudido quando defendeu que o PMDB tenha candidatura própria à Presidência da República em 2018.
O vice-presidente deu as boas vindas à colega e disse que o PMDB é um partido de "divergências internas quase permanentes, que fazem a sua grandeza". Temer afirmou ainda que os dois possuem "a mesma fé e os mesmos ideais".
"O PMDB tem de ter candidato a presidente da República. Não podemos mais ir a reboque de quem quer que seja. Time que não joga não tem torcida. Chega de usar o PMDB apenas como parte de um processo para dar cobertura congressual para aquilo que a gente não participou. (...) Que o PMDB siga seu exemplo, vamos largar o PT", disse a Marta.
Também participaram do evento o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o ministro Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), senadores e deputados do PMDB e do PCdoB.

Saída do PT
Marta, de 70 anos, se desfiliou do PT em 28 de abril, após 33 anos na legenda. Filiada ao PT desde 1981, antes de se eleger para o Senado, Marta foi deputada federal (1995 a 1999) e prefeita de São Paulo (2001 a 2004) pela legenda.

No segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela assumiu o Ministério do Turismo. Marta ficou na pasta até junho de 2008 e se afastou para concorrer à prefeitura de São Paulo, retornando ao ministério na gestão Dilma Rousseff.
Ela tentou obter apoio do PT para disputar a prefeitura de São Paulo em 2012, mas perdeu a disputa interna para Fernando Haddad, apoiado pelo ex-presidente Lula.
Marta deixou o PT em abril, acusando o partido de trair os próprios princípios.
Em maio deste ano, o PT de São Paulo informou que aprovou por unanimidade requerer à Justiça Eleitoral o mandato de Marta Suplicy (PT), que tem vigência até 2019.
O PT afirmou que, após sucessivas recusas em dialogar com a direção do PT sobre as razões de suas supostas insatisfações, Marta formalizou a desfiliação do partido movida unicamente por interesses eleitorais e "desmedido personalismo". Marta Suplicy teve encontro em julho com o vice-presidente Michel Temer, no qual discutiu sua filiação ao PMDB.
O vice-presidente do Brasil, Michel Temer e a senadora, Marta Suplicy, durante ato de filiação ao PMDB no Teatro Tuca em São Paulo, SP, na manhã deste sábado (26). 26/09/2015 - Foto:  (Foto: Leonardo Benassatto/Futura Press/Estadão Conteúdo)O vice-presidente Michel Temer e a senadora Marta Suplicy durante ato de filiação ao PMDB no Teatro Tuca, em São Paulo (Foto: Leonardo Benassatto/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário