sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Moro diz que não vai comentar fatiamento da Lava Jato


Juiz da Lava Jato proferiu palestra para empresários em SP. Na quarta-feira, STF fatiou parte das investigações da operação.
 Do G1,
O juiz Sergio Moro evitou na quinta-feira (24) comentar sobre o fatiamento da Operação Lava Jato. Na quarta, o Supremo Tribunal Federal decidiu remeter à Justiça Federal de São Paulo parte de uma investigação relacionada a desvios no Ministério do Planejamento, inicialmente conduzida por Moro, que concentrou em Curitiba todos os processos da operação.
Em palestra em SP, Moro disse que não vai comentar fatiamento da Lava Jato (Foto: Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)Em palestra em SP. 

Moro proferiu palestra sobre as lições das Operações Mãos Limpas, que combateu a corrupção na Itália, em almoço com 580 empresários do Lide (Grupo de Líderes Empresariais) no Hotel Grand Hyatt, na capital paulista.
 
OPERAÇÃO LAVA JATO

PF investiga esquema de corrupção

Ao ser questionado sobre se o fatiamento prejudica a operação, o juiz federal afirmou que os juízes têm limitações para falar sobre processos em andamento e que não se sente confortável em comentar a decisão do STF.
Moro disse que as sentenças resultantes da Operação Lava Jato mostram a existência de uma corrupção sistêmica, onde o pagamento de propinas era natural entre os envolvidos em contratos públicos investigados. E disse que a iniciativa privada é a esfera com maior poder para mudar essa situação.
O juiz afirmou que parte das investigações das Operações Mãos Limpas foi prejudicada com a anistia, prescrição e morosidade da Justiça italiana, bem como por mudanças nas leis, promovidas por autoridades políticas daquele país. Segundo ele, a Lava Jato, “ao revelar tantos e tantos casos de corrupção sistêmica, deve ser uma oportunidade de mudança”.
Moro também afirmou ser contra o foro privilegiado, embora considere que o instituto não seja mais sinônimo de impunidade, desde o julgamento do mensalão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário