quarta-feira, 30 de março de 2016

CRÔNICA EM HOMENAGEM A TUTÓIA. POR ABDON DE ANDRADE



29 de Março dia importante pra todos nós em especial pra quem ama Tutóia...




Ao completar 78 anos acordei ainda atordoada como se fosse o início de tudo. Pensava que só tinha quatro aninhos dando meus primeiros passos ainda com as perninhas tropegas. Ao despertar vi que não era Mais uma criança e sim uma moça que acabara de completar sua maior idade. Ao tomar consciência disso, vi que durante todos esses anos na esperança de ser amada por todos, terminei compreendendo que minha descoberta não passou de um sonho. 

Vi que durante esses anos fui adotada por vários filhos que mergulhados no egoísmo na ganância do ter em vez do cuidados da minha estrutura minhas vestes, simplesmente fui deixada de lado sendo colocado em primeiro lugar seus interesses particulares. Deixaram de lado minha beleza e passou a ser prioridades as vaidades de cada um. 

Vi também em todas as instâncias, disputa muita das vezes leais e muitas desleais por minha guarda como se eu fosse uma menina especial incapaz de ter minha própria vida. Vi que as brigas que aconteceram durante todos esses anos simplesmente por causa da minha riqueza e não por quererem cuidar de mim. Que todas as desavenças nunca foi por quererem cuidar da minha existência e sim pra continuares detentores da minha guarda já que tal riqueza em vez de distribuída de igual parte aos meus filhos, ficaria restrita apenas nas mãos de poucos. 

Os anos se passam e já adulta com anseio de ser vista charmosa e exuberante sou exporta a mazelas em todos seus seguimentos. Vejo que aos olhos de quem me olha, me ver cheia de feridas sem qualidade de vida. Me vejo largada às traças cheia de crateras, lama, lixo como se eu fosse uma criatura desvalida sem condições para me manter. Me sinto desprezada. 

As minhas noites sempre trevas em vez de claridade. Quase não tenho mais lágrimas só de chorar quando vejo meus filhos doentes sem saúde se quer uma casa descente e alguém com capacidade para tratar sua doença. Ver meus filhos com fome e sem condições de comprar comida porque meu dinheiro só da pra comprar bens prós que se dizem meus donos. quando vejo minhas crianças, adolescentes e jovens precisando de uma boa educação e meu dinheiro desviado pra aumentar a riqueza daqueles que se acham meus donos. 

Ver minhas crianças adolescentes e jovens precisando de esporte e Cultura e meu dinheiro acabou em compras de bens e mais bens pros seus familiares. Que precisamos desenvolver áreas como o turismo e meio ambiente mais meu dinheiro acabou pagando a justiça pra manter aqueles que se julgam meus proprietários. Ver meus filhos desprotegidos sem segurança pra suas vidas e das suas famílias. 

Durante esse pouco tempo que vivi, vi de tudo, mas o que menos vi foi os cuidados que necessito para ser vista como sempre quis ser: a Princesa do Litoral como diz a música do saudoso Nonato Freitas "Aquarela de Tutóia ".


Abdon de Andrade é funcionário do INSS, graduado em Letras, e pré-candidato a prefeito de Tutoia pelo PTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário