terça-feira, 30 de agosto de 2016

Flávio Dino e a mudança de postura em relação às manifestações


Maranhão da Gente

Share Button

unnamed-500x333
Por John Cutrim
Foi-se o tempo no Maranhão em que manifestantes eram escorraçados dos eventos governamentais ou impedidos de se aproximar do Palácio dos Leões, que chegou a possuir até grandes barricadas para impedir qualquer tipo de manifestação. Os governantes da oligarquia que comandaram o Estado durante cinco décadas tinham verdadeira ojeriza a qualquer protesto que se aproximasse deles, fugindo do embate sem dar sequer uma explicação sobre a causa.
Esse tempo passou, e o que se vê no atual Governo é um diálogo direto e sincero acerca dos protestos protagonizados por todas as classes. O governador Flávio Dino tem se colocado sempre à disposição para dialogar, e tem sido verdadeiro nos seus posicionamentos quanto a todas as reivindicações as quais ele tem se deparado.
Neste final de semana, quando foi inaugurar a UPA de Açailândia, o governador conversou com meia dúzia de professores que protestavam acerca da lei do piso salarial. Não foi a primeira vez, em outros municípios ele se dispôs a explicar que o professor maranhense recebe mais do que o dobro do piso nacional, e que nesses 19 meses de Governo muitas conquistas já foram alcançadas, inclusive com aumentos salariais que alçaram os professores do Estado a ter a segunda maior remuneração do Brasil.
A disponibilidade e franqueza do governador em afirmar que o quadro de grave crise nacional está impedindo uma série de ganhos que são justos às várias categorias tem deixado a oposição oligárquica atônita e incomodada. O fato de Flávio Dino não andar cercado de seguranças impedindo manifestantes de se aproximar e encarar o debate de frente e olhando olho no olho dos protestantes demonstra o quanto o tratamento concedido ao povo mudou.
O que a oposição tenta pregar como pressão, é apenas uma conversa franca e verdadeira, de um governante que se preocupa tanto quanto os manifestantes com as milhares de injustiças ainda existentes no Maranhão. Em época de atrasos salariais em 11 estados da federação, pagar religiosamente a folha é prova do compromisso com o funcionalismo público.
O diálogo e a franqueza do governador Flávio Dino parecem incomodar bastante quem outrora tinha que se esconder ou montar uma grande trincheira para se proteger de protestos, que são, em sua maioria, legítimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário