sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Exata registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. Pesquisa da capital


EXATA: mais um pesquisa confirma liderança de Edivaldo em São Luís…



Foto Divulgação
Foto Divulgação

A TV Guará divulgou na noite desta sexta-feira (9), o resultado de uma pesquisa de opinião pública feita pelo Instituto Exata registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o numero MA-01034/2016. Foram ouvidas entre os dias 5 e 07 de agosto, 800 pessoas na Zonal Rural e Urbana de São Luís. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. E o grau de confiabilidade é de 95%.
No primeiro cenário analisado, a pesquisa colocou a disposição os nomes dos nove candidatos a Prefeitura da capital e perguntou: se as eleições fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem você votaria para Prefeito de São Luís? Em primeiro lugar está Edivaldo Holanda Júnior com 32% das intenções de voto, em segundo Wellington do Curso que marcou 25%. Eliziane Gama vem logo a seguir com 15%, Eduardo Braide marcou 3%. Rose Sales e Fábio Câmara, cada um, foi citado por 2% dos entrevistados. Zé Luís Lago do PPL e Cláudia Durans marcaram 1% cada. Valdeny Barros foi citado por menos de 1% dos entrevistados. Nenhum, branco e nulo marcou 10%. Não sabem 9%.
O levantamento quis saber se o eleitor já decidiu o seu voto no dia 2 de outubro e perguntou: no dia da eleição você com certeza votará nesse candidato, ou até lá você poderá ainda mudar o seu voto? 73% dos eleitores responderam que votarão com certeza, 26% disseram que ainda poderão mudar, 1% não sabe. Os números mostram que quase 30% do eleitorado ainda não está certo do seu voto e que, até o dia da eleição, ele pode escolher outro candidato. Isso deixa claro que as eleições não estão definidas.
Em outro cenário foi perguntado aos eleitores quais são os setores que precisam de investimento com mais emergência na cidade. Essa pesquisa quer orientar os candidatos sobre as principais demandas da população. Foi questionado: o que você gostaria que o prefeito que for eleito deveria mais trabalhar e investir em São Luís? 47% dos entrevistados responderam que o setor da saúde é o que mais necessita da atenção do futuro prefeito, 26% disseram que é a educação de qualidade, 8% o asfaltamento das vias da cidade, 6% consideram que o transporte público precisa de mais investimentos, 3% acreditam na área da limpeza pública, outras áreas somam 9% e não sabem e não responderam 1%.
A pesquisa também quis saber a avaliação da atual gestão municipal e foi perguntado como você avalia a administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior? Somente 3% responderam que a gestão do prefeito Edivaldo é ótima, 23% dos eleitores consideram a administração boa, 24% disseram que é regular para mais, 21% regular para menos, 14% ruim, outros 14% péssima, 1% não sabe ou não respondeu.
Detalhando um pouco mais, dentro desse cenário existiam três respostas positivas e três negativas. O resultado mostrou que a avaliação do prefeito Edivaldo Holanda está bem dividida. Avaliação positiva soma 50% das respostas, sendo somente 3% ótima, 23% boa e 24% regular para mais. Já a avaliação negativa soma 49% das respostas, sendo 21% regular para menos, 14% ruim e outros 14% péssimo.
A pesquisa também consultou os eleitores sobre a aprovação do atual prefeito e perguntou: o senhor diria que aprova ou não aprova administração de Edivaldo Holanda Júnior? 48% disseram que aprovam e outros 48% não aprovam. Não sabem ou não responderam, 4%.
Os eleitores também avaliaram o Governo do Estado. Na oportunidade foi questionado: como você avalia a administração do governador Flávio Dino no Maranhão? 4% responderam que ótima, 28% consideram boa, 27% disseram regular para mais, 14% consideram regular para menos, 11% ruim, 13% responderam que a administração é péssima. Não sabem ou não responderam, 3%.
Assim, analisando o resultado da avaliação do Governo, temos: 59% dos entrevistados fazendo uma avaliação positiva, sendo 4% ótima, 28% boa e 27% regular para mais. Já a avaliação negativa somou 38%, sendo 14% regular para menos, 11% ruim e 13% péssima.
Os moradores de São Luís também disseram se aprovam ou não o governo de Flávio Dino. Dos entrevistados, 58% aprovam a administração do atual governador e 37% não aprovam. Não sabem ou não responderam somaram 5%.
Em outro cenário, foi questionado aos eleitores se votariam no prefeito Edivaldo Holanda Junior para um segundo mandato. Dos entrevistados, 45% responderam que dariam um novo mandato ao prefeito e 49% disseram que não. Não sabem ou não responderam, 6%.
Fonte: TV Guará

Nenhum comentário:

Postar um comentário