sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

O sistema penitenciário do Maranhão ganhou o reforço de novos 235 agentes


235 novos agentes penitenciários são formados e atuarão em presídios do MA


Flávio Dino participa da formatura de 235 novos agentes penitenciários
Flávio Dino participa da formatura de 235 novos agentes penitenciários
O sistema penitenciário do Maranhão ganhou o reforço de novos 235 agentes. A cerimônia de formatura foi realizada na quinta-feira (1º), no ginásio poliesportivo do Centro Social dos Servidores Públicos do Estado, e contou com a participação do governador Flávio Dino. Os novos servidores foram aprovados em concurso realizado pelo Governo do Estado no ano passado como parte da política de reestruturação do sistema prisional do Maranhão.
Os novos 235 agentes penitenciários serão distribuídos por todas as unidades do estado após passarem por um curso especializado na área de segurança prisional, realizado por instrutores da Academia de Gestão Penitenciária (Agepen). Durante o treinamento, eles se aperfeiçoaram nas mais diversas técnicas de gerenciamento de crise e noções básicas da Lei de Execuções Penais (LEP). A iniciativa é mais uma ação do Governo do Estado para a reorganização do sistema prisional, que vai desde a valorização dos servidores até a custódia humanizada da pessoa privada de liberdade.
Em seu discurso aos novos agentes, Flávio Dino ressaltou que o Governo escolheu realizar concurso público, mesmo em meio às dificuldades financeiras, porque é a forma mais justa de selecionar os servidores. “Vocês estão aqui por mérito. Não estão aqui por sobrenome ou porque alguém indicou. O concurso é um método democrático, em que todas as pessoas têm igualdade de chance e de oportunidades”, disse aos agentes.
Na ocasião, o governador parabenizou os familiares dos novos servidores e enfatizou que essa é uma conquista coletiva. “Nenhuma vitória que nós obtemos na vida é apenas nossa”, realçou. Ele pontuou ainda o novo momento do sistema penitenciário do Maranhão e os avanços que foram obtidos ao longo dos últimos anos, e que agora os 235 agentes serão parte integrante dessa transformação que está sendo feita no Estado.
“Ser servidor público de fato tem um diferencial. Que é exatamente o fato de nós termos sempre que olhar para o outro, sempre para os interesses do outro. E no caso de vocês uma missão muito especial. A missão da transformação, em um terreno árido, difícil, mas que nós temos que ter fé. Acreditar que todas as pessoas têm direitos e são merecedoras de uma segunda chance”, frisou, acrescentando que os novos agentes agora fazem parte da desafiadora obra de construir um estado mais justo.
O secretário de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), Murilo Andrade, relatou que nos últimos anos é possível observar que o sistema prisional está se transformando.“As pessoas que estão cumprindo pena estão se transformando, os servidores que estão trabalhando estão se transformando em pessoas totalmente diferentes do que chegaram. As pessoas veem o trabalho de forma diferenciada, os presos veem o cumprimento de pena de forma diferenciada. E nada melhor do que falar isso hoje para as pessoas que estão chegando”, sublinhou.
De acordo com o secretário, os novos 235 agentes penitenciários terão um papel importante como agentes de transformação e terão nas mãos a chance de ajudar pessoas para que as pessoas que estão cumprindo pena no sistema prisional saiam melhores do que entraram. “Que vocês sejam agentes de transformação. Seremos sim o melhor sistema do Brasil, mas acreditando nas pessoas e com a ajuda de vocês. O que alavanca nosso trabalho é a equipe que temos hoje”, finalizou Murilo Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário