domingo, 4 de dezembro de 2016

Transporte rápido na "Ilha Maranhense" com melhoria na mobilidade em toda região

São Luís terá sistema de transporte público moderno com ônibus ‘RAPIDÃO’


BRT modernizará o transporte público na Grande São Luís
BRT modernizará o transporte público na Grande São Luís
A implantação do sistema de transporte tipo BRT (Transporte Rápido por Ônibus) na Ilha de São Luís é uma das medidas a serem adotadas pelo Governo do Maranhão para garantir a melhoria da mobilidade em toda a Região Metropolitana. Segundo a Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), a implantação do modelo faz parte da reestruturação das Avenidas dos Holandeses e Litorânea, e deverá ser concluída em 2018.
De acordo com o presidente da MOB, Arthur Cabral, o projeto do BRT Metropolitano abrange toda a Ilha de São Luís. “Ele é um BRT circular, nos moldes do que tem em Curitiba. A primeira etapa começa na rotatória do quartel da PM e vai até o viaduto que está sendo feito no Alphaville, no início da estrada da Raposa”, explicou.
O projeto prevê, ainda, a construção de estações de passageiros do tipo BRT, onde as catracas estarão posicionadas antes do passageiro entrar no ônibus. As paradas serão no mesmo nível do piso do ônibus, facilitando o embarque e desembarque. “Temos prevista a construção de um terminal de integração (do BRT) próximo ao Alphaville e outro próximo à Igreja Católica do Calhau. O BRT vai se integrar com o sistema de ônibus existente”, detalhou Arthur Cabral.
De acordo com o presidente da MOB, os testes com o BRT devem ser iniciados em 18 meses. “Acreditamos que em 18 meses já tenhamos uns trechos em funcionamento. Ele começa a ser testado e posteriormente inaugurado, garantindo um transporte com veículos modernos, articulados, com ar-condicionado. Será um grande avanço”, afirmou.
O BRT funcionará como uma grande linha alimentada pelas outras, integrada ao sistema da Prefeitura de São Luís, ao Expresso Metropolitano, que já funciona. “Em termos de mobilidade, a implantação do BRT retira muitos veículos de circulação da área central da cidade. Uma vez que consegue aumentar muito a capacidade de transporte e ajudará a resolver diversos gargalos do sistema de ônibus convencional”, disse Arthur Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário