quarta-feira, 22 de março de 2017

Tutóia. Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza encontro regional com presidente da CAEMA e UEMA


Meio Ambiente - Tutóia

Realizado nesse mês de Março/2017,  o encontro com Dr. Marcelino Farias Filho, Chefe Departamento de Geociência da UEMA, a Mestra Luciana Bastos/GPEAMA-UEMA, Superintendência de Meio Ambiente/Coordenação Socioambiental da CAEMA, Presidente da CAEMA(Davi Telles), que garantiu durante a visita da equipe da Secretaria de Meio Ambiente(Tutóia), iniciar a primeira etapa da água em Tutóia, instalado no povoado Bom Gosto.

Segundo a equipe do Sr. Ademir Damasceno(Secretário Municipal de Meio Ambiente), são animadoras os próximos investimentos do governo do Estado, no processo ambiental e chegada da água nas torneiras que já se arrastam por várias décadas nessa região. O que já indica avanços nos relatórios encaminhados aos técnicos do Estado.

   Secretaria Municipal de Meio Ambiente(Tutóia) e Presidente da CAEMA, Davi Telles
Resumo

Nos dias 20 e 21/03 o Secretário municipal de Meio Ambiente (Ademir Damasceno) juntamente com o Secretário Adjunto (Regilson) e o Assessor Técnico (Maxuel Rodrigues), estiveram participando da XI Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces, realizado no Palácio Henrique de La Roque, na capital São Luís. O evento foi promovido pela Caema. 

Na conferência de abertura, intitulada: “Reflexões sobre os impactos das águas residuais nos corpos hídricos”, proferida por Célio Bartole, Eng. Civil e Ambiental, da ANA (Agência Nacional de Águas), a discussão central foi, o impactos das águas residuais (são as águas que após a utilização humana, apresentam as suas características naturais alteradas) nos corpos hídricos de grande centros urbanos, o conferencista apresentou uma articulação do setor dos recursos hídricos e do saneamento, os gastos que o Governo Federal e alguns Estados tem se esforçado no sentido do tratamento de esgoto. 

Na terça (21/03), a comitiva participou do mini-curso: Educação Ambiental e Qualidade da Água, ministrado pela Profa. Mestra Luciana Bastos (GPEAMA/UEMA), o mini-curso foi oportuno, pois vai de encontro com uma das propostas de trabalho da secretaria, que será a oferta nos povoados da Educação Ambiental, com palestras e oficinas de sensibilização ambiental. 


No período da tarde, a comitiva esteve visitando o Departamento de Geociência da UFMA, fomos recebidos pelo Chefe Prof. Dr. Marcelino Farias Filho que também é o Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Edafologia e Pedologia (GEPEPE/UFMA). O Prof. Dr. Marcelino, foi bem receptivo e achou importante a futura parceria com a secretaria municipal de Meio Ambiente de Tutóia. De acordo com o secretário, a secretaria de Meio Ambiente buscará sempre uma aproximação efetiva com a Universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário