domingo, 30 de outubro de 2016

PT perde 'cinturão vermelho' e PSDB conquista 11 prefeituras da Grande SP



Partido perdeu prefeituras de SP, Santo André e São Bernardo, entre outras. Somente Franco da Rocha será governada por petista.


Mapa apuração grande São Paulo (Foto: Editoria de Arte/G1)
O Segundo turno das eleições na Grande São Paulo consolidou o fim do chamado "cinturão vermelho" com a derrota nas urnas do PT em Mauá e Santo André neste domingo (30) e a força do PSDB do governador Geraldo Alckmin na Região Metropolitana de São Paulo. Os tucanos conseguiram um feito inédito de obter 11 prefeituras na Grande São Paulo. Além disso, o PSB, partido do vice de Alckmin, Márcio França, venceu em mais 5 cidades da região.
O partido tucano vai governar diretamente para 14,5 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo. Já o PT, para 147,6 mil habitantes na única cidade que venceu, Franco da Rocha.
O PT, que tinha 9 prefeituras dos 39 municípios da região, agora tem apenas um prefeito. Além de São Paulo, onde o prefeito Fernando Haddad perdeu as eleições para João Doria (PSDB), o partido perdeu as prefeituras de Santo André, São Bernardo do Campo e Mauá, na região do ABC, além de Guarulhos e Osasco.
No total, o PT perdeu três cidades para o PSDB (São Paulo, Santo André e São Bernardo do Campo), duas para o PSB (Guarulhos e Mauá), uma para o PV (Carapicuíba), uma para o PTN (Osasco) e uma para o PRB (Embu das Artes).
No primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o "PT iria surpreender" na eleição, mas não foi o que aconteceu. As investigações da Operação Lava Jato contra integrantes do PT, o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a acusações contra Lula afetaram diretamente as campanhas de candidatos do partido. Lula deixou de apoiar publicamente os candidatos enem foi votar neste segundo turno.
Quem tinha candidato do PT como adversário procurou reforçar durante a campanha a ligação do rival com os problemas do partido. No debate promovido pelo G1 com os candidatos de Mauá, por exemplo Átila Jacomussi (PSB), eleito neste domingo, chama seu adversário de "Donisete Braga do PT"
PSDB cresce
Já o PSDB aumentou de 8 para 11 prefeituras. Além da capital, venceu também em antigo redutos petistas, como São Bernardo do Campo e Santo André. Das oito cidades que tinha, o PSDB venceu em três delas: Rio Grande da Serra, Santana de Parnaíba e Taboão da Serra.

Quando foi eleito em São Paulo, João Doria aproveitou para defender o nome do governador Geraldo Alckmin à presidência da república em 2018. Após as eleições deste domingo, a influência de Alckmin na Região Metropolitana aumentou ainda mais. "A sociedade não quer nem o PT e nem aliados do PT no governo", afirmou Orlando Morando (PSDB), eleito em São Bernardo do Campo.
"Acredito que, primeiro de tudo, os prefeitos do PSDB que estão ganhando a eleição precisam provar sua capacidade e é natural que tendo gestões municipais com êxito, isso acarreta um fortalecimento do partido. Não nego que o Geraldo Alckmin sai fortalecido por conta da conjuntura interna do partido", disse Morando em entrevista à GloboNews.
Outro partido que cresceu foi o PSB, de Márcio França, vice-governador de São Paulo. que passou de duas para cinco prefeituras, entre elas Guarulhos e Mauá.
O prefeito reeleito de Diadema, Lauro Michels (PV), e o prefeito eleito de Osasco, Rogério Lins (PTN), também agradeceram o apoio recebido de Alckmin durante a campanha.
O PMDB, do presidente Michel Temer, reduziu o número de prefeituras: de seis, em 2012, para uma, em 2016.
Veja a distribuição das prefeituras na Região Metropolitana de São Paulo:
VEJA A DISTRIBUIÇÃO DAS PREFEITURAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
Partido

 
2012

 
Cidades

 
2016

 
Cidades

8

Biritiba-Mirim, Cajamar, Cotia, Ferraz de Vasconcelos, Rio Grande da Serra, Santana de Parnaíba, Suzano e Taboão da Serra

11

São Paulo, Barueri, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Rio Grande da Serra, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano e Taboão da Serra

9
São Paulo, Carapicuíba, Embu, Franco da Rocha, Guarulhos, Mauá, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo
1
Franco da Rocha
PMDB
6
Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Pirapora do Bom Jesus, Ribeirão Pires, São Caetano do Sul e São Lourenço da Serra
1
Arujá
PV
6
Diadema, Francisco Morato, Itapevi, Jandira, Mairiporã e Santa Isabel
3
Diadema, Carapicuíba e Biritiba-Mirim
PR
3
Arujá, Guararema e Salesópolis
6
Guararema, Juquitiba, Poá, Salesópolis, Suzano e Vargem Grande Paulista
2
Caieiras e Vargem Grande Paulista
5
Cajamar, Embu-Guaçu, Guarulhos, Mauá e Ribeirão Pires
PTN
1
Itaquaquecetuba
2
Itapecerica da Serra e Osasco
PSD
1
Mogi das Cruzes
2
Caieiras e Cotia
PDT
1
Poá
0
 
DEM
1
Barueri
0
 
PPS
1
Juquitiba
0
 
PRB
0
 
4
Santa Isabel, Francico Morato, Embu das Artes e Ferraz de Vasconcelos
PTB
0
 
3
Itapevi, Pirapora do Bom Jesus e Jandira
SD
0
 
1
São Lourenço da Serra
Veja as derrotas do PT no 'cinturão vermelho'
São Paulo- O prefeito Fernando Haddad (PT) perdeu no primeiro turno para João Doria
Santo André - O atual prefeito, Carlos Grana (PT), perdeu no segundo turno para Paulo Serra (PSDB);
Mauá - O prefeito Donisete Braga (PT) perdeu no segundo turno para Atila Jacomussi (PSB);
Guarulhos - Sebastião Almeida (PT) venceu em 2012. Seu candidato, Eloi Pietá, também petista, ficou em terceiro lugar no primeiro turno; Guti (PSB) foi eleito prefeito derrotando Eli Correa (DEM) no segundo turno;
Osasco - O candidato do PT, Valmir Pascidelli, ficou em 5º lugar no primeiro turno. O atual prefeito, Jorge Lapas (que era do PT e deixou o partido para concorrer pelo PDT), perdeu no segundo turno para Rogério Lins (PTN);
São Bernardo do Campo - o candidato Tarcicio Secoli (PT) ficou em 3º no primeiro turno. Governada pelo petista Luiz Marinho, teve no segundo turno a vitória de Orlando Morando (PSDB) sobre Alex Manente (PPS);
Embu das Artes - O PT perdeu a prefeitura para o PRB, de Ney Santos;
Carapicuíba - O PT perdeu a prefeitura para o PV com a eleição de Marcos Neves
;

Nenhum comentário:

Postar um comentário