Após passageiro indiano ser internado com Covid-19 em São Luís, Anvisa alerta para possibilidade de nova variante no país.
O governo do Maranhão informou, em nota, que foi notificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de que um tripulante indiano do navio Mv Shangon Da Zhi deu entrada em um hospital da rede privada de São Luís com sintomas de Covid-19.
Segundo informações, o teste já confirmou o diagnóstico e uma amostra do vírus já foi enviada ao Instituto Evandro Chagas, que realizará o sequenciamento genômico.
A preocupação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que tenha chegado ao Brasil a variante B.1.617, classificada como “preocupante em nível global”, e apareceu pela primeira vez na Índia. Atualmente, o país é o que tem o maior número de casos e de mortes por Covid-19 confirmados por dia. Na última sexta-feira, o governo brasileiro suspendeu os voos vindos do país asiático, 10 dias após a recomendação da Anvisa.
A Anvisa informou que o navio em que o indiano estava encontra-se em quarentena (área de fundeio) no litoral maranhense para isolamento dos demais tripulantes.
A SES foi notificada para que siga todos os protocolos sanitários, devendo fazer a coleta de exame de teste de Covid, o PCR, em toda a tripulação. De acordo com Secretaria Estadual de Saúde, o procedimento já está sendo realizado e o caso segue acompanhado sob a coordenação da Anvisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário