Colônia do município de Tutóia é a maior do Maranhão e do Brasil com aproximadamente 15 mil pescadores colonizados.
A Desembargadora Federal do Trabalho, Marcia Andrea Farias da Silva, deferiu decisão liminar na quinta-feira (15) na qual retorna ao comando da Colônia de Pescadores do município de Tutóia (Z-17) Francisco José de Oliveira Martins, conhecido popularmente como “Bentivi”.
Ele tinha sido afastado no 07 de junho 2021 também por decisão liminar do juiz substituto da Vara do Trabalho de Barreirinhas, Carlos Gustavo Brito Castro.
Na época, o juiz Carlos Gustavo afastou “Bentivi” alegando que o presidente da Z-17 não tinha prestado contas do mês dos meses novembro e dezembro de 2019.
Ocorre que não foi prestado contas porque adversários da gestão invadiram a colônia de Tutóia e levaram diversas documentos, computadores entre outros objetos. Deixando “Bentivi” sem nenhum comprovantes.
A invasão, inclusive, virou caso de Polícia com desdobramento na Justiça, onde tramitar processo para responsabilizar os autores da ação criminosa.
Ignorando os fatos, o juiz substituto, então, anulou a eleição realizado no dia 24 fevereiro de 2021 – que tinha consagrado Francisco Bentivi com mais de 90% dos votos dos pescadores tutoienses – e determinou a realização de novo processo eleitoral para próximo dia 05 de setembro de 2021.
Porém, a decisão deferida ontem (15) pela Desª. Federal do Trabalho, Marcia Farias, anula a sentença do juiz Carlos Gustavo e, portanto, reconhece a legitimidade da vitória nas urnas de Bentivi como presidente da Colônia de Pescadores do município de Tutóia, que retorna ao cargo imediatamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário