segunda-feira, 11 de abril de 2022

Eduardo Leite é seu candidato à Presidência - Diz Huck

 

Huck diz que Eduardo Leite é seu candidato à Presidência

O apresentador de TV Luciano Huck disse que seu candidato este ano é o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB). “Meu candidato está nessa sala”, disse ele durante painel na Brazil Conference, se referindo a Leite. O apresentador afirmou ainda que espera que o pré-candidato à Presidência fuja da “arapuca” de não focar em discutir seu programa de governo durante a campanha eleitoral. “Isso me incomoda um pouco no debate eleitoral esse ano, que é só ficar debatendo os conchavos políticos. Não discutimos programa, agenda”, disse ele, durante o evento apoiado pelas universidades Harvard e MIT. Realizada anualmente, a conferência tem parceria do Estadão, que faz  a cobertura dos debates.

Huck afirmou ainda que o Brasil perdeu a capacidade de liderar qualquer conversa internacional. “Fomos referência de arte, referência de tanta coisa e hoje não somos referência de nada”, lamentou. Depois, disse que tem esperanças que o País se torne “a maior potência verde do planeta”.

Renda básica é vida com liberdade’, diz padre Julio Lancelotti 

O debate na Brazil Conference tinha o objetivo de discutir formas de combater a pobreza. Os painelistas disseram que instituir um programa de renda básica universal seria uma ferramenta importante para superar o quadro de desigualdade. O padre Julio Lancelotti defendeu que uma iniciativa do tipo fosse adotada de forma escalonada, priorizando grupos mais vulneráveis. “A renda básica é dinheiro no bolso, é garantia, é autonomia, é vida com liberdade”, afirmou.

O secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, disse que a adoção de um programa de renda básica universal é “factível”. O presidente da ONG G10 Favelas, Gilson Rodrigues, opinou que para diminuir a desigualdade “também é necessário criar oportunidades de empreender.”

Brazil Conference tem diversidade de paineis, diz organizadora

No último painel da noite, sobre pioneirismo de mulheres no Judiciário, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia falou sobre a importância de abrir caminho para mais representação feminina na Justiça. “Somos o que somos porque outras foram e se deram a ser. E as que vieram depois de nós serão o que serão a partir do que nós pudermos oferecer”, disse. “Falo de mulheres que lutaram pela liberdade, pela igualdade. Que não perguntaram se era possível, mas que fizeram porque achavam que tinham que fazer. E muitas vezes não são lembradas”.

A organizadora do evento, Estela Lacombe França, disse que a conferência conseguiu trazer diversidade de debatedores e de assuntos. “Ao mesmo tempo, em um painel tivemos Ailton Krenak falando sobre preservação ambiental, e em outro o Padre Julio Lancelotti falando sobre pobreza. Essa experiência encapsulou bem o que foi a conferência hoje”, disse.

Estela destaca que o segundo dia de conferência trará nomes como João Doria (PSDB), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). “Temos um grupo muito importante, muito imponente de indivíduos. Todos têm uma perspectiva muito importante de ser ouvida”. Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário