terça-feira, 12 de abril de 2022

PT se divide entre Brandão e Weverton

DIVISÃO NO MARANHÃO NA CORRIDA AO PALÁCIO DOS LEÕES





Enquanto o diretório estadual do PT já declarou apoio à pré-candidatura do governador Carlos Brandão (PSB) ao governo do Estado, o comando municipal segue em outra direção. Em comunicado divulgado nas redes sociais da legenda, na segunda-feira (11), o diretório convida para um evento denominado de ‘Encontro Estadual de Petistas com Lula e o Weverton”, marcado para o dia 20 deste mês.

O movimento é capitaneado pelo ex-vereador Honorato Fernandes, que é o dirigente municipal da sigla. Na pauta, é dito que os membros do partido vão se manifestar sobre montagem de palanque no Maranhão, que contemple aliança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com senador Wverton Rocha (PDT).

Com isso, o diretório municipal mostra que não se alinhou ao estadual. Ao contrário, sinaliza que pretende apoiar a pré-candidatura de Weverton ao governo do Estado. No entanto, o diretório estadual já sacramentou até o vice na chapa do pré-candidato Carlos Brandão (PSB), o ex-secretário Felipe Camarão.

A problemática é que esta definição do PT municipal pode esbarrar na federação que a sigla estuda fazer com o PSB do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, cotado para vice de Lula nestas eleições – e o PV. O PDT não está nessa união e tende a ter candidato próprio à presidência.

Honorato Fernandes já declarou que não aceita que a legenda histórica apoie Carlos Brandão por conta de sua trajetória política que, segundo ele, difere da ideologia do Partido dos Trabalhadores.

Já o presidente estadual da legenda, Francimar Melo, defende a união do grupo que apoiou o então governador Flávio Dino com o apoio a Brandão.

Contudo, esse impasse só será resolvido quando o diretório nacional bater o martelo sobre quem, de fato, apoiará no Maranhão para governador – Brandão ou Weverton. Até lá, os dois diretórios ficarão se digladiando e testando forças. Mas o nacional é que definirá as coisas a partir da federação ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário