Adiada, mais uma vez, votação da minirreforma eleitoral
Ainda não será nesta quarta-feira (13) que o Plenário da Câmara Federal vai debater a minirreforma eleitoral. O adiamento foi decidido pelo próprio presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).
Havia a expectativa dos parlamentares votarem o regime de urgência do projeto na terça-feira (12), no entanto, a votação ficou para a sessão desta quarta (13), com a conclusão da votação e o envio para a análise do Senado. Os deputados ainda negociam trechos do texto, que, entre outras coisas, altera a Lei da Ficha Limpa e modifica regras para punições a partidos e candidatos.
O relator da minirreforma eleitoral deputado Rubens Júnior (PT-MA) comentou que alguns trechos do texto foram modificados, após reunião dos líderes partidários.
“Depois da reunião com o colégio de líderes, houve mudanças no texto que vamos apresentar em plenário da minirreforma eleitoral”, afirmou.
Rubens também destacou, logo no início desta quarta-feira, que já protocolou e espera relatar as propostas na sessão plenária.
“Protocolamos os projetos produzidos pelo Grupo de Trabalho da Minirreforma Eleitoral. Nesta quarta-feira, durante a sessão plenária da Câmara dos Deputados, vou relatar as propostas, que foram fruto de um extenso diálogo com os partidos, o judiciário e a sociedade civil organizada”, finalizou.
Vale lembrar que as modificações, para serem validadas para as eleições de 2024, precisam ser aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o dia 6 de outubro.
É aguardar e conferir, afinal a decisão de Lira em adiar a discussão pode atrapalhar o cronograma de Rubens Júnior.
Jorge Aragão
Nenhum comentário:
Postar um comentário