Justiça Eleitoral
Painéis de gerenciamento de informações e visualização de dados alimentados por Business Intelligence (BI) passam a ser usados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão a partir desde mês de setembro de 2023.
A implantação está sendo feita por servidores do Laboratório de Inovação do TRE Goiás – desenvolvedores da ferramenta – que passaram a semana de 11 a 15 de setembro na sede do TRE maranhense treinando pessoal, demonstrando como utilizá-los e ainda reunidos com responsáveis das unidades que terão os painéis a seu dispor.
Entre os painéis BI que estão sendo implantados, destaque para os de gestão orçamentária financeira, PJE, Transparência de Licitações e Contratos e de Comunicação. No Maranhão, a equipe que está responsável pela ferramenta é a da Coordenadoria de Sistemas e Inovação da Secretaria de Tecnologia da Informação.
Durante encontro com o presidente José Luiz de Almeida, o corregedor José Gonçalo Filho, o diretor-geral Mário Lobão, membros da Corte, secretários e secretárias, assessores e assessoras, o assessor José Carlos da Silva (Especial de Planejamento Estratégico, Governança e Gestão da Diretoria-Geral do TRE-GO), que é idealizador e fundador deste tipo de painel na justiça eleitoral, demonstrou as inúmeras possibilidades que a ferramenta possibilita à alta gestão, por exemplo, para a tomada de decisões, permitindo personalizar informações que serão visualizadas, oferecendo ainda forma de compartilhar os resultados das análises com outras pessoas.
Em 2020, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, por meio da Resolução 333/2020, que os tribunais devem destacar dados estatísticos em seus portais por meio da ferramenta BI, que facilitam o acesso às informações consolidadas pelos órgãos do Poder Judiciário para a tomada de decisões com base em dados atuais, confiáveis e disponíveis em um mesmo espaço, além de conferir ainda mais transparência aos seus atos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário