terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Aconteceu! Proposta de Emenda Parlamentar negado foi avaliado como votação cega.

Onze vereadores repetiram a saga durante o período de Sessão na Câmara Municipal de Tutóia, Projetos de Lei, que só favorece o Poder Executivo. Aconteceu nesta terça-feira(24).

Sessão Extraordinária nesta terça-feira(24), marcou uma frase no Parlamento Municipal, quando um dos Vereadores da Oposição, votava e protestava sobre o veto de suas proposta de Emenda Parlamentar, para o Orçamento de 2014.

LOA - 
 é uma lei elaborada pelo Poder Executivo que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano.

PPA - O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento de médio prazo da Administração Pública. Previsto no artigo 165 da Constituição Federal.

LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO tem como a principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social.

Foi aprovado nesta terça-feira, e não discutida pela maioria dos Vereadores que só cumpriram a obrigação do gestor em concordar. Se fará alterações ou para melhorá a vida da população, isso não ficou claro na Sessão do dia 24.12.2013, com uma plenária quase vazia e uma população distantes das realidades informativas como deveria se esperá. Mas o descrédito é visível no Município de Tutóia, pela própria população.

Voltou a sofrer massacre a oposição tendo somente dois Vereadores que votaram contra os votos cegos dos demais da maioria da base do governo Municipal. O Vereador "Zé Orlando" do Partido Solidariedade (SDD), não conseguiu convencer os demais Parlamentares da Base do Governo, com sua proposta apresentada na Emenda Parlamentar para o Orçamento de 2014.

Duas proposta que possivelmente melhoraria o atendimento da população de Tutóia, seria; O abastecimento de remédio na farmácia básica do Hospital Lucas Veras, que não vem atendendo os pacientes e população que ali necessitam. E o segundo item de outra Emenda Parlamentar, que melhoria os serviços da Secretaria de Obras do Município, na limpeza pública e recolhimento do lixo nas vias públicas de Tutóia.


O Vereador do (SDD), Zé Orlando, lamentou a atitudes dos demais Parlamentares quando disse que a maioria continuavam votando cegamente diante da forma que muito ainda precisa a população de Tutóia, em todas as áreas. Voltou a afirmar na Plenária da Câmara Municipal, o desrespeito e violação do Regimento Interno da casa Legislativa.

Cristian Noronha, somente com seus discursos serenos realizou aconselhamentos como deveria investir melhor o Poder Público, no Município, com os milhões já movimentado durante 2013, e precisa mais seriedade nos recursos públicos, em prol da população.

Vereador Binha, líder do governo, fez um discurso a favor do governo, ao voltar sobre o calculo da proposta feita na Emenda Parlamentar do Vereador Zé Orlando, que não foi aprovado pelos demais Vereadores e ficou no veto da casa Legislativa.

E assim foi uma das fases de discussões da Sessão desta terça-feira(24), com uma frase marcante do "Autor" Zé Orlando" votação cega.
                  Presidente e Secretária da Mesa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário