segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Síria: 300 mortos, incluindo 87 crianças, em oito dias de ataques aéreos

Os bombardeamentos da força aérea síria causaram 300 mortos, entre os quais 87 crianças, em oito dias de ataques às zonas rebeldes da cidade de Alepo (norte) e nesta província, segundo o balanço de uma organização não-governamental (ONG).

"De 15 a 22 de dezembro, morreram 301 pessoas, entre as quais 87 crianças, 30 mulheres e 30 rebeldes", indica o balanço do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
A oposição síria e ONG acusam o regime de Bashar al-Assad de largar "barris de explosivos", cheios de TNT, sobre as zonas rebeldes para quebrar o moral da população e voltá-la contra os insurgentes.
Uma fonte da segurança disse hoje à agência France Presse que o exército recorreu aos ataques aéreos na província de Alepo devido à falta de efetivos terrestres, adiantando que o elevado número de vítimas entre a população se deve ao facto das posições rebeldes se encontrarem no meio de zonas civis.
Alepo está dividida desde o verão de 2012 entre zonas rebeldes e zonas controladas pelo regime.
A organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch falou no sábado de "um desastre", ao indicar um balanço de mais de 200 mortos de 15 a 18 de dezembro.
Diário Digital com Lusa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário