terça-feira, 1 de setembro de 2015

REFLEXÃO E DÚVIDA NOS ÚLTIMOS ANOS NO MUNICÍPIO DE TUTÓIA





ONDE ESTÁ TUTÓIA ?




Visitar algumas ruas da cidade, é encontrar uma cidade desorganizada, a única feira do mercado público com riscos de saúde pública, muitas das vezes lixos aos arredores das calçadas, animais soltos nas vias públicas, um trânsito estilo índia, uma população meio conformada, uma gestão feita para poucos.

São constatações vivenciadas nos últimos anos por esse município, diante das dezenas de secretarias criadas como órgãos públicos do Poder Executivo.

Secretarias:

Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Turismo, Meio Ambiente, Infraestrutura, da Juventude, Pesca, Agricultura, Segurança, Comunicação, Planejamento, Administração, Assistência Social, Obras. etc...

Qual será a maneira de uma sociedade exigir com mais eficiência a qualidade dos serviços públicos, se os parentescos são os maiores ocupantes das cadeiras de primeiros escalões nomeado pelo chefe maior do Executivo?

Nos últimos anos a cidade recebeu além do FUNDEB, SUS, diante dos convênios destinados do governo estadual, federal.

Na gestão passada da ex. governadora, em torno de R$ 1, 5 para infraestruturas das ruas bloquetadas, sem esquecer também dos três convênios da "Lenda da Água Potável" se somou quase R$ 9 milhões, e o que restou de herança foi estruturas armados de cimento postos em comunidades e inacabadas.

Agora assistimos uma saúde, precária, uma Unidade Hospitalar em difícil condições de receber uma população de quase 65 mil habitantes, um quadro médico abaixo do esperado em atender a sofrida população(comunidades), ambulâncias em estado crítico de conservação, leitos com graves riscos de infecções hospitalares, um corpo de profissionais de enfermagem à anos sem receberem treinamentos, farmácia básica hospitalar faltando o básico aos pacientes, setores de emergências sem as condições mínimas de material para um enfermeiro realizar o pronto atendimento aos que necessitam.

Onde está Tutóia, vem buscando aos longos dos últimos meses encontrar uma resposta junto ao povo... em perguntas que precisam está na linha da boa gestão, nos bons serviços públicos prestados e não é constatado em Secretarias acima citadas por esse município.

Falamos de recursos e mais recursos... O que adiante a lei regente por um município, sempre está violada diante de um Poder Legislativo, que não acompanha os reclames da sociedade que o povo, ainda não adotou reivindicar em marcha. A Gestão Pública, precisa ser transparente com os montantes que se recebe e aplicar com eficiência e não é isso que acontece nesse pequeno município.

Agora continua obscuras o Portal de Transparência desse município e já assusta em setores públicos da Prefeitura Municipal, prédios serem suspensos dos desligamentos da energia por falta de pagamento. Como exemplo a única Rodoviária da cidade por diversas vezes foi suspensa o fornecimento de energia. A desativação da Secretaria de Turismo, desligamento energético do prédio da Prefeitura, do Conselho Tutelar. Em fim "Onde está Tutóia"









Nenhum comentário:

Postar um comentário