quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

A conquista da terra. Iterma-Ma em 2015 começa dar liberdade aos posseiros fundiários em Tutóia




Reunião com Secretários e forças políticas de Estado, houve conquista diz "líder de comunidade" Raimundo Monteiro 

       Osvaldo vereador, Weverton deputado federal, Raimundo Monteiro(Sintraf-Tutóia).

Em fevereiro/2015, após o governo Dino, assumir em seu primeiro ano de gestão, e junto com um grupo de lideranças de Tutóia e região, foi reivindicado ao Iterma-Ma, a regularização das terras das áreas rurais e urbana onde foi realizado a primeira audiência pública, com as associações que limita duas importantes glebas.

Comum a Santa Clara, tem sido durante meses no primeiro ano do governo Dino, muitas reuniões na capital com presidentes de associações, militâncias, líder sindical, na busca da solução de problemas fundiários que foi deixado no esquecimento do governo de quase 50 anos que dominaram o Maranhão.

Mas valeu apena as idas e vinda direto para Capital maranhense, sempre em caravanas e muita perseverança, alguns diante das dificuldades queriam desistir da luta. E dia 24 de Outubro/2015, o governo do estado, além de assinar ordem de serviços, fez as entregas de títulos de terras à dezenas de famílias da zona rural.

Cada militante que contribuíram para uma das primeiras conquistas fundiária valeu apena seus sacrifícios. Para poucos pode ser insignificante, mas a posse do título dará uma liberdade a mais aos que almejam um investimento via instituição bancária ou qualquer empreendimento na produção da terra. Assim foi um dos relatos repassado ao Blog, pelo Sr. Raimundo Monteiro, líder e coordenador do Sintraf, no município de Tutóia.













Nenhum comentário:

Postar um comentário