terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Microcefalia: gestantes no alvo da prevenção




Ministério da Saúde vai tentar evitar que mulheres cheguem a 12ª semana sem acompanhamento





Estimular uma busca ativa das gestantes em todo o País. Essa é uma das diretrizes do Governo Federal no Protocolo de Atenção à Saúde para a Microcefalia lançado, na última segunda-feira (14), em Brasília. O objetivo é dar cobertura total para mulheres em idade fértil que engravidem neste cenário de incertezas sobre os riscos do zika vírus ao desenvolvimento do feto. Entre as ferramentas, o Ministério da Saúde promete a aquisição de 10 milhões de testes rápidos de gestação, um investimento de R$ 5 milhões. Em 2014, apenas 50% das 3 milhões de grávidas em todo o País fizeram o pré-natal desde o início. É justamente esse acompanhamento tardio que o Governo quer evitar.
“Essa captação das grávidas deve acontecer desde o trabalho do agente de saúde. É preciso trazer essas mulheres para o pré-natal antes da 12ª semana”, disse o secretário de Atenção à Saúde , Alberto Beltrame. Esse período compreende o primeiro trimestre da gravidez, época da formação do cérebro do bebê. Período no qual, segundo os pesquisadores, pode haver um comprometimento maior pela microcefalia caso a mãe seja infectada pelo zika. Os testes devem ser disponibilizados na atenção básica de municípios que não tenham o exame nos próximos meses. Com a identificação imediata da gravidez, a indicação é que o pré-natal comece de imediato, evitando que as gestantes percam as consultas e os exames. Para tanto será necessário um acompanhamento incisivo dos profissionais de saúde. Apesar de não haver uma proibição expressa sobre as mulheres engravidarem, Beltrame destacou que elas devem buscar orientação sobre os riscos da epidemia e as possibilidades de métodos contraceptivos.
novos botetins da microcefalia serão divulgados. Até o dia 8, eram 1,7 mil bebês suspeitos da anomalia no País. Desses, 804 são do Estado. Pernambuco, que tornou obrigatória também a notificação de gestante com manchas na pele suspeita de zika, acompanha sete grávidas com esse perfil.
REPELENTES - A Anvisa se reuniu-se na última quarta-feira (16) com os fabricantes nacionais de repelente e com o Exército, que também produz o produto para seus soldados em laboratórios militares. O objetivo é conhecer a capacidade de produção nacional e os custos de operação de distribuição gratuita.
Medição cefálica será seriada
O Ministério da Saúde também definiu os parâmetros para atestar a microcefalia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário