segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

IGREJA CATÓLICA "TUTÓIA" PROMOVE E COMEMORA DOIS DIAS EM HOMENAGEM AOS 50 ANOS DAS CEBs





Os dias 19 e 20 foi assim em Tutóia e Comunidades


A história das CEBs, em Tutóia, Paulino Neves e Região. Logo abaixo o texto 

                                Fotos: Doriane Brasil




                      Bolo confeitado de  50 metros é compartilhado durante a partilha ao fiéis
                                          Bolo em homenagem aos 50 anos das CEBs
                                          Marca da Romária Tutóia e Paulino Neves

A revolução de 1964 acaba de acontecer e a Ação Católica, o maior movimentos de leigos católicos do século, foi cassada de forma sistemática e alguns de alguns de seus representantes presos.  O padre Manoel de Jesus Soares, Assistente Nacional da Juventude Operária Católica (JOC) já se encontrava preso  no Rio de Janeiro. Padre Hélio Maranhão, Assistente Eclesiástico da Juventude Universitária Católica (JUC)   seria o próximo. Não tendo onde ficar, Don Antônio Batista Fragoso, então Bispo Auxiliar de São Luís, o mandou para passar alguns dias em Tutóia , terra dos Padres Jocy Neves Rodrigues e Manoel de Jesus Soares, para “fazer a Páscoa” . “Gostei tanto que fiquei 24 anos, 4 meses e 3 dias” (Hélio Maranhão).


Em 14 de maio de 1964, ás 13:30, o monomotor da Companhia Alvorada pousava no Aeroporto de Tutóia,  trazendo como passageiro aquele que haveria de se tornar o idealizador  das CBEs e de ficar conhecido por pastor de Tutóia. Foi conduzido à igreja Matriz por Jose Matos Silva e ali recepcionado pela comunidade Católica local com palmas ao som dos sinos que replicavam em sua homenagem. Almoçou na residência do casal dona Naíza Neves e seu Araújo Costa que o adotaram.

Seu primeiro movimento em direção ás CEBs foi promover uma reunião com as zeladoras, e organizar um retiro para crianças, casados, rapazes, moças e madalenas. O comportamento foi significativo: 1.446 Fieis. Era setembro de 1964 e depois de percorrer algumas comunidades em desobriga, Padre Hélio escolhe a comunidade de Belágua para plantar a primeira semente que haveria de se chamar Comunidade Eclesial de Base – CEB. Ali foi eleito pela comunidade o primeiro Pregador Popular PP, José Amador Costa e nomeado pelo pastor, pregador Primaz. O primeiro Conselho foi  criado em seguida. Dez anos depois, em 1.974 as CEBs contavam com 07 zonas, uma sede, uma na periferia e cinco no interior, 49 pregadores distribuídos em 49 comunidades. Decorrido 50 anos da criação das CEBs, Tutóia conta com 75 comunidades e 43 na área Pastoral do Município de Paulino Neves. A grande  galaria composta pelos primeiros PPs, era encabeçada por Zezinho, Cazuza, Piticaia, Nado Abraão, Pedro Soares, Juarez, Camilo, João Ramos, Fausto Almeida, Tunico, Manuel da Paz, Afonso, Adalto, Alfredo, Zuzu, Lauro, Manoel Machado, Everardo, Conrado, entre outros, que ao acolherem Jesus no seu coração, no seio de suas famílias, anunciando a palavra de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário