domingo, 20 de dezembro de 2015

Hoje dia (20) , Igreja Católica de Tutoia e Paulino Neves está promovendo a Romária em comemoração aos 50 anos das CEBs





PROGRAMAÇÃO:

Dia 19/12 – Às 19h30min, acolhida e concentração na comunidade Nossa Senhora da Conceição de Tutóia Velha; com muita animação;

Ás 20:00 horas – abertura com Ofício Divino das Comunidades, depoimentos, memórias etc.;

Dia 20/12 – Às 00:00 horas – Inicio da Romaria dos 50 anos das CEBs: com paradas nas capelas que ficam no percurso, para apresentações e testemunhos;

Às 5:00 horas – chegada dos romeiros na Igreja matriz de Tutóia para a Santa Missa do Jubileu de ouro das CEBs.

Se sinta convidado a participar conosco num espírito de comunhão com toda Igreja. E pedimos às Paróquias que confirmem sua participação e número de romeiros. Há, não esqueçam de trazer as bandeiras da Comunidade e paróquia, a do Divino Espírito Santo e das SMPs.


Informações:

Secretaria Paroquial – (98) 3479 0241 ou 3479-1190 – 999928426 / 981950291


A revolução de 1964 acaba de acontecer e a Ação Católica, o maior movimentos de leigos católicos do século, foi cassada de forma sistemática e alguns de alguns de seus representantes presos.  O padre Manoel de Jesus Soares, Assistente Nacional da Juventude Operária Católica (JOC) já se encontrava preso  no Rio de Janeiro. Padre Hélio Maranhão, Assistente Eclesiástico da Juventude Universitária Católica (JUC)   seria o próximo. Não tendo onde ficar, Don Antônio Batista Fragoso, então Bispo Auxiliar de São Luís, o mandou para passar alguns dias em Tutóia , terra dos Padres Jocy Neves Rodrigues e Manoel de Jesus Soares, para “fazer a Páscoa” . “Gostei tanto que fiquei 24 anos, 4 meses e 3 dias” (Hélio Maranhão).


Em 14 de maio de 1964, ás 13:30, o monomotor da Companhia Alvorada pousava no Aeroporto de Tutóia,  trazendo como passageiro aquele que haveria de se tornar o idealizador  das CBEs e de ficar conhecido por pastor de Tutóia. Foi conduzido à igreja Matriz por Jose Matos Silva e ali recepcionado pela comunidade Católica local com palmas ao som dos sinos que replicavam em sua homenagem. Almoçou na residência do casal dona Naíza Neves e seu Araújo Costa que o adotaram.

Seu primeiro movimento em direção ás CEBs foi promover uma reunião com as zeladoras, e organizar um retiro para crianças, casados, rapazes, moças e madalenas. O comportamento foi significativo: 1.446 Fieis. Era setembro de 1964 e depois de percorrer algumas comunidades em desobriga, Padre Hélio escolhe a comunidade de Belágua para plantar a primeira semente que haveria de se chamar Comunidade Eclesial de Base – CEB. Ali foi eleito pela comunidade o primeiro Pregador Popular PP, José Amador Costa e nomeado pelo pastor, pregador Primaz. O primeiro Conselho foi  criado em seguida. Dez anos depois, em 1.974 as CEBs contavam com 07 zonas, uma sede, uma na periferia e cinco no interior, 49 pregadores distribuídos em 49 comunidades. Decorrido 50 anos da criação das CEBs, Tutóia conta com 75 comunidades e 43 na área Pastoral do Município de Paulino Neves. A grande  galaria composta pelos primeiros PPs, era encabeçada por Zezinho, Cazuza, Piticaia, Nado Abraão, Pedro Soares, Juarez, Camilo, João Ramos, Fausto Almeida, Tunico, Manuel da Paz, Afonso, Adalto, Alfredo, Zuzu, Lauro, Manoel Machado, Everardo, Conrado, entre outros, que ao acolherem Jesus no seu coração, no seio de suas famílias, anunciando a palavra de Deus e dando testemunho de vida, reviveram como revivem até hoje o milagre dos primeiros apóstolos.

Criadas as CBEs à luz da palavra de Deus e na força da Eucaristia sob a perspectiva do renascimento de um novo homem, de uma nova mulher. O leigo passou a pregar a palavra de Deus, a dar testemunhos de Jesus Cristo, assumindo a vida da comunidade local com todos os seus problemas riscos e consequências.

Em 15 de dezembro de 1.966 chegam a Tutóia as freiras Auxiliadora e Glória, da congregação Filhas de Santa Tereza, acompanhada por Dom Paulo Hipólito de Sousa Libólito, Bispo de Parnaíba, mais tarde chegaram às irmãs Tereza, Nilza, Betânia, Fátima e Antônia, que muito contribuíram na evangelização dos fiéis.

Com as comunidades Eclesiais de Base – CEBs caminhando com seus próprios pés, cada igreja comunitária começou a refletir discutir seus problemas cotidianos e resolvem o que fazer. Se era a estrada que estava fechada, reunia-se a comunidade, e em mutirão, limpava-se a estrada; se era um poço, abria-se um; uma escola, uma associação, uma confecção, uma salina ou uma casa popular, uma ponte ou aterro, reunia-se a comunidade, decidia-se e em mutirão, resolvia-se problemas; sempre como o inestimável apoio da Organização Social “ João Tavares”, órgão mantenedor de todas as ações que envolviam a igreja, e as CEBs em suas ações sociais, inclusive o “ Almeida Galhardo” e o “Hospital Maternidade Dona Zuza Neves”.

Dom Timóteo, Abade da Bahia, em 1965, se referindo às CEBs, disse : “ Verdadeira Eclésia de santificados, autênticas unidade pastoral e o único meio capaz de transformar a fisionomia tradicional do catolicismo brasileiro numa região adulta pela fé”.

É tempo de esperança é tempo de comemorarmos as bodas de ouro da criação das comunidades Eclesiais de Base – CEBs é tempo de glorificarmos, solidificarmos e reafirmarmos os princípios das CEBs que estão edificados na Justiça, na liberdade, na solidariedade, na compreensão, na tolerância, na paciência, no perdão, no Amor e na Paz.

Vejo em sua experiência a infinita suavidade do perdão que conforta e realiza , sinto seu amor que acalenta, sinto a doçura imensurável de sua sensibilidade, o aroma do incenso de turíbulos em murmúrios de preces, são as Comunidades Eclesiais de Base, reclamando o seu espaço, reivindicando a sua pujança, o seu lugar ao sol porque todos os que esposam a verdade a verdade, distribui a justiça, proclamam a liberdade, praticam a solidariedade, vivem a compreensão, garantem a tolerância, sustentam a paciência, carregam o perdão, testemunham o amor e semeiam a paz são a presença física da igreja de Jesus Cristo, uma , Santa, Católica e Apostólica.

As abelhas sempre estão onde está o néctar. Assim é o povo de Deus sempre está presente onde estar o amor por sua doçura e santidade. O Pastor Hélio Maranhão, numa das primeiras reuniões em Tutóia, ao refletir ao refletir sobre a figura do Padre, disse: “ eu me lembro dos tempos primeiros das CEBs nas brancas areias de Tutóia”, quando reunimos pela primeira vez, na sede, 120 homens para refletir sobre a figura humana e sobrenatural do sacerdote, chegamos no final do encontro, a propor, como conclusão, o seguinte quarteto: o Padre é pai, o Padre é Pastor, o Padre é profeta e o Padre é Pontífice. É Pai porque gera, sustenta, educa, e prepara na fé; é Pastor porque reúne, conduz, sustenta e defende o rebanho que lhe foi confiado; é Profeta porque prevê, anuncia, denuncia e renuncia quando a missão já foi cumprida; e é Pontífice por intermedia as relações de Deus com a humanidade e da humanidade com Deus.
Texto extraído do livro Romaria das CEBs Tutóia e Paulino Neves.         

Fotos de Doriane Brasil
Hoje a noite iniciaremos a comemoração aos 50 anos de CEB’s. E, de modo particular quero voltar ao tempo e lembrar de pessoas que fizeram parte dessa história, a partir da década de 90, e outras q fazem até hoje.
“O que não podemos perder de vista é que a vida não é real fora do cultivo. Sempre é tempo de lançar sementes... Sempre é tempo de recolher frutos. Tudo ao mesmo tempo. Sementes de ontem, frutos de hoje, Sementes de hoje, frutos de amanhã!”
Pe Fábio de Melo.
         















Nenhum comentário:

Postar um comentário