sexta-feira, 27 de maio de 2016

Força Nacional inicia operações na região metropolitana de São Luis


Segurança no Maranhão


Share Button

fotossss
A Força Nacional iniciou na quarta-feira (25) a operação de apoio aos órgãos estaduais de segurança pública do Maranhão. O objetivo é fortalecer o enfrentamento a ataques a ônibus na região metropolitana de São Luís (MA). As primeiras equipes chegaram à capital na tarde de terça-feira (23).
O envio de contingente da Força Nacional de Segurança Pública foi autorizado pelo ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, atendendo a pedido oficial do governador do Maranhão, Flávio Dino. A atuação das equipes ocorrerá em apoio e sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública estadual.
Além deste reforço de patrulhamento ostensivo em apoio à Polícia Militar local, a Força Nacional desenvolve desde abril de 2015 outra operação no Maranhão, de auxílio à elucidação de crimes de homicídio, em conjunto com a Polícia Civil do estado.
“Sabemos da composição supra estadual da Força Nacional, e desejamos que sejam todos bem vindos para nos ajudar a reforçar o firme combate que as polícias do Maranhão já estão empreendendo contra a criminalidade”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, ao receber os agentes da Força Nacional de Segurança em São Luís.
Aos agentes, Portela explicou que criminosos agiram para tentar fragilizar o Sistema de Segurança, após apreensão do equivalente a milhões de reais em drogas.
A parceria entre o Sistema de Segurança do Estado e a Força Nacional, reforçará as ações de combate aos criminosos com o incremento do número de agentes da Força nos pontos fixos onde criminosos atuam para comandar tentativas de incêndios a ônibus. “Com o reforço dos policiais da Força Nacional cobrindo os pontos fixos onde a inteligência policial identificou a ação inicial de criminosos, a polícia do Maranhão, que conhece bem a Ilha e o interior, poderá intensificar ainda mais a ação enérgica de captura de suspeitos”, explicou.
Além da chegada dos policiais da Força Nacional de Segurança, a Polícia do Maranhão recebeu, na segunda-feira (23), o reforço de 80 policiais que concluíram curso de formação.
A Secretaria de Segurança identificou os pontos de ação dos criminosos, que se deslocaram para a zona rural. Jefferson exemplificou o caso da Vila Maracujá, onde criminosos tentaram incendiar, sem sucesso, um ônibus na última segunda-feira.
Transferência de criminosos para presídios federais
A Secretaria de Segurança (SSP) e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) solicitaram à Justiça a transferência de dez criminosos acusados de comandar os ataques a ônibus, para presídios federais, de segurança máxima.
Mais de 60 prisões já foram efetuadas, destas, cerca de 30 estão diretamente relacionadas aos incêndios e que a polícia mantém o reforço de operações ostensivas nos bairros e em pontos de grande circulação de pessoas.
“Mais de 40 equipes reforçaram a operação ostensiva de ruas para agir nos bairros e avenidas, além da atuação em toda a cidade, nos pontos estratégicos de saídas das escolas e terminais de ônibus. Tivemos o cuidado de reforçar as ações para aqueles que se deslocam entre 20h e 23h, além do reforço aos corujões”, concluiu.
Fontes: Ministério da Justiça e Cidadania / Governo do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário