O Maranhão lidera o ranking dos 20 municípios brasileiros com maior dependência de transferência financeira do principal Programa Social do Governo Federal, o Bolsa Família.
Para escolher os beneficiários que terão direito ao Bolsa Família o Governo Federal leva em consideração a situação de vulnerabilidade social das famílias com renda per capita inferior a R$ 70,00 mensais que estão, portanto, abaixo da linha da pobreza. No Maranhão, mais de 900 mil famílias tem direito ao benefício, o que alcança pelo menos 4 milhões de pessoas num Estado que possui 6, 5 milhões de habitantes.
Segundo dados do Governo Federal, o município de Junco do Maranhão é o segundo do país com maior percentual de beneficiários do Programa, atingindo R$ 72,54 por habitantes e ficando à frente apenas de Algodão de Jandaíra, na Paraíba. Outros 10 municípios maranhenses aprecem na lista, totalizando 11 cidades no Estado, contra quatro do Piauí, três de Alagoas, um do Pará e um da Paraíba.
Sempre vale lembrar que o Maranhão possui o segundo pior IDH do país, índice que mede a qualidade de vida da população, o que está diretamente relacionado à qualidade oferta de serviços públicos para melhoria da renda, educação, saúde e saneamento básico. Lígia Teixeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário