quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Governo do Estado discutiu ontem sobre a execução das ações referente à habitação que serão desenvolvidas nos 30 municípios


Habitação é pauta do encontro do “Mais IDH”

Mais IDH habitação
Seguindo a sequência de debates sobre o Programa ” Mais IDH”, o Governo do Estado discutiu ontem  sobre a execução das ações referente à habitação que serão desenvolvidas nos 30 municípios. Empenhado em desenvolver o programa com eficiência e celeridade, o governador Flávio Dino falou da importância de diversos setores da sociedade civil. “Nessas cidades nós iremos implementar uma série de ações práticas concretas com metas, prazos, em articulação com o poder público municipal, mas também com toda a sociedade civil, com os sindicatos, conselheiros tutelares, agentes comunitários, igrejas, visando garantir que essas ações possam alterar não apenas as estatísticas, mas, sobretudo, alterar a condição de vida do povo maranhense”, afirmou o governador Flávio Dino.
O debate sobre a execução das ações que serão desenvolvidas nos municípios também contou com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal, que estenderá os serviços bancários aos municípios que ainda não têm acesso. Também foi debatida a oferta de recursos federais para futuros investimentos e instalação de unidades do programa ‘Minha Casa, Minha Vida Rural’ com construção de no mínimo 100 casas.
O superintendente da Caixa, Antônio Nairton Nunes, destacou que é uma oportunidade de mudar a qualidade de vida dos maranhenses. “Esta parceria com o governo tem como foco o cidadão que necessita de atendimentos bancários básicos e condições dignas de moradia. A Caixa apóia a política de governo que tem como pilar a melhoria dos indicadores sociais dos municípios”, explicou Nunes.
 A reunião promovida ontem  é uma continuidade ao trabalho estratégico determinado pelo governador Flávio Dino para maior eficiência das ações do ‘Mais IDH’. O diálogo com os vários setores dos municípios beneficiados pelo Plano foi reforçado na segunda-feira (26), quando o governador recebeu os prefeitos e representantes das entidades de trabalhadores rurais das 30 cidades beneficiadas.
Segundo o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves, a reunião serviu como um importante espaço de articulação com os gestores municipais. “O encontro serve para capturarmos informações importantes que somente os técnicos que vivenciam a situação de seu município é capaz de colaborar. Vamos produzir redes para que se possa articular melhor a relação entre as prefeituras”, afirmou Francisco Gonçalves.
 Para o técnico da prefeitura do município de Pedro do Rosário, Zaqueu Serra, o debate contribui para a busca de parcerias com a sociedade civil. “O meu município apresenta baixo IDH e a reunião é uma forma de articular as ações com a comunidade para elevar o IDH de Pedro do Rosário”, afirmou.
Municípios com menor IDH
Fernando Falcão, Marajá do Sena, Jenipapo dos Vieiras, Satubinha, Água Doce do Maranhão, Lagoa Grande do Maranhão, São João do Carú, Santana do Maranhão, Arame, Belágua, Conceição do Lago-Açú, Primeira Cruz, Aldeias Altas, Pedro do Rosário, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, São João do Sóter, Centro Novo do Maranhão, Itaipava do Grajaú, Santo Amaro do Maranhão, Araioses, Governador Newton Bello, Cajari, Santa Filomena do Maranhão, Milagres do Maranhão, São Francisco do Maranhão e Afonso Cunha.
Maranhão da Gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário