PERSONALIDADES TUTOIENSES: PADRE JOCY RODRIGUES
"Há pessoas que marcam indelevelmente nossas vidas. Que têm o dom de espalhar alegria e esperança onde chegam. Por isso deixam um imenso vazio quando embarcam no trem do destino e fazem a grande viagem. O padre Jocy Neves Rodrigues foi uma dessas pessoas especiais, marcando completamente a cidade onde nasceu, Tutóia. E brilhou além do estimado torrão, iluminando muitas vidas com a lâmpada divina da cultura e aquecendo corações com a chama fugaz do conhecimento." (Fragmento extraído do livro "Nas Trilhas de Tutóia" produzido por alunos e professores do Colégio Araçagy de São Luis - MA).
Se vivo ainda estivesse, hoje, dia 25, o padre Jocy Neves Rodrigues estaria a completar 105 anos de sua existência, tendo em vista que nasceu na data de 25 de junho no ano de 1917.
A FAMÍLIA
Foi o primeiro filho do casal Delmar Neves Rodrigues e Adalgiza Neves. Ele, empresário parnaibano e pertencente a uma tradicional família de empresários de Parnaíba no Piauí e ela, de prendas domésticas, tutoiense, filha do fundador de Tutóia, o coronel Paulino Gomes Neves.
O casal Delmar e Adalgisa tiveram outros filhos conforme a seguinte ordem:
Maria de Lourdes, Antonio José e Terezinha de Jesus. Os quatro irmãos agora estão juntos, reunidos no paraíso celestial.
A VOCAÇÃO SACERDOTAL
Ao receber a sua primeira Eucaristia - primeira comunhão, aos sete anos de idade, descobriu a vocação para o sacerdócio. Então dedicou-se aos estudos até ingressar no seminário e ordenar-se presbítero aos 22 anos de idade, em 08 de dezembro de 1939, entretanto, antes da realização do seu desejo vocacional Jocy teve que enfrentar e vencer uma grande batalha, como veremos a seguir:
OS ESTUDOS
Para ingressar no seminário em São Luís, teria que apresentar o certificado de conclusão da primeira série do ginásio (correspondente à quinta série do hoje Ensino Fundamental), mas em Tutóia, nesta época, existia apenas o curso primário o qual ele já havia concluído. Foi então que mudou-se para Parnaíba no Piauí ingressando no antigo Ginásio Parnaibano. Por sua inteligência e dedicação aos estudos tirou nota máxima, dez, em todas as disciplinas, fato que motivou aos diretores da escola oferecerem-lhe uma bolsa de estudos para gratuitamente concluir o ginásio naquele estabelecimento de ensino, porém, como sua intenção era ir para o seminário na capital maranhense, recusa a oferta da direção do educandário, ruma para São Luís, e com apenas doze anos de idade, em 1929 ingressa no Seminário Santo Antônio onde dez anos mais tarde, em dezembro de 1929 recebe sua ordenação sacerdotal.
Antigo prédio do Ginásio Parnaibano (hoje reformado pelo SESC
abriga a Escola Militar Pres. Jair Bolsonaro).
A PRIMEIRA MISSA
Celebrada na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré (Matriz de Tutóia), ainda em fase de construção, no dia 17 de janeiro de 1940. A missa foi celebrada de uma forma bastante alegre, cantada, haja vista que padre Jocy era uma pessoa que irradiava alegria por onde passava, gostava de música, tanto assim que produziu Mais de trezentos salmos musicados, orações e cantigas litúrgicas, como as canções: "O Papa é Pai", "Foi o Amor" e "Salve Maria"; o salmo "O Senhor é Meu Pastor" sendo que muitas de suas músicas são cantadas pelo Padre Zezinho que, inclusive em um dos seus últimos shows realizados na Praça Maria Aragão em São Luiz, fez questão de evidenciar que o padre Jocy tinha sido uma das pessoas que muito o influenciou na vida religioa e artística.
Fachada Igreja Matriz de Tutóia vendo-se ao lado o prédio da Casa Paroquial
O MÚSICO/ESCRITOR
Escreveu diversos livros entre os quais "Vida de Padre é Fogo","As aventuras de Marcelo", "Escola Modais da Folck/Música do Maranhão no Caroço de Tutóia", e muitos outros Livros como "Vida de Padre é Fogo", "Crise, Crescimento e Libertação", "As aventuras de Marcelo", "Assim Rezava Jesus", "Escola Modais da Folck/Música do Maranhão no Caroço de Tutóia", "Ofício Divino das Comunidades" além de ter colocado o "Evangelho em Ritmo Brasileiro" ressaltando os diversos ritmos como chorinho, forró, baião e até bumba meu boi como no vídeo abaixo.
Muito tem o que se falar, de bem é claro, sobre o padre Jocy Rodrigues, pois não apenas desenvolveu seu trabalho em prol da religiosidade, mas, também em prol da educação e da cultura em todas paróquias por onde passou como sacerdote. Em Tutóia fundou o Instituto Paulino Neves eficientemente dirigido por Zelinda e Ana Maria Neves (in memoriam) respectivamente sua tia e sua prima. É autor do Hino de Tutóia, do Hino de Barreirinhas e do Hino de Coroatá, cidades do interland maranhense.
Faleceu em 07 de maio de 2007 deixando "um enorme legado para o povo do Maranhão e a suprema lição de que, com amor, o homem realiza qualquer sonho que o seu coração acalentar."
Por todo o seu trabalho desenvolvido em prol da religiosidade, da educação e da cultura cultura no Maranhão padre Jocy é motivo de homenagens e de orgulho para o povo, principalmente para seus conterrâneos de Tutóia. Em São Luís,na Rua dos Ipês, no bairro do Renascença I, existe a Praça Padre Jocy Rodrigues de uma área de aproximadamente 4.570m2 e que foi inaugurada em 2008 pelo então prefeito Tadeu Palácio.
Fontes de pesquisa: Nas Trilhas de Tutóia, livro produzido por professores e alunos do Colégio Marista Araçagy - Editora 360º Gráfica e Editora - São Luis - MA (2015); Wikipédia e Kenard Kaverna "entre sem bater".
Nenhum comentário:
Postar um comentário