quinta-feira, 7 de julho de 2022

Pré-candidatos buscam no TIK Tok os eleitores jovens

 


No Maranhão, pré-candidatos buscam no TIK Tok os eleitores jovens

Pré-candidatos maranhenses enxergaram no aplicativo Tik Tok uma forma extrovertida, engajada e bem eficaz de chamar a atenção do eleitor jovem na rede. Esse meio, a cada dia, atrai mais esse público de adolescentes de 16 anos que também vão às urnas em outubro decidir o futuro do país e do estado. Para além das dancinhas, desafios, dublagens e entretenimento, a plataforma vem sendo um dos principais mecanismos da pré-campanha de quem chegou a esse pedaço.

Dos pré-candidatos ao governo do Maranhão, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC), é quem mais avança no TIk Tok. Apesar de ter uma trajetória mais curta na política maranhense, é o direitista que tem o maior público e curtidas na rede da garotada. São 8.075 seguidores e 62,5 mil curtidas. Ele segue apenas 32 tiktokers no perfil oficial.

Ainda caminhando, em passos lentos, para tentar alcançar expressivos números no Tik Tok, o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior (PSD), o Holandinha, conta com apenas 63 seguidores até o momento, 185 curtidas e ainda não segue ninguém. Ao que parece, a rede deste pré-candidato ao governo do Maranhão está ainda em fase de construção.

Já o senador Weverton Rocha (PDT) e o governador Carlos Brandão (PSB), que também são pré-candidatos ao governo do Maranhão, ainda não estão nesta rede social. O blog fez a busca e não encontrou perfis oficiais dos dois.

Pré-candidatos ao Senado também chegam ao Tik Tok

Entre os pré-candidatos maranhenses no Tik Tok, está o ex-governador Flávio Dino (PSB) com postagens que já atraíram mais de 6,3 mil seguidores e mais de 24,4 mil curtidas. O mais recente, um vídeo em que ele aparece praticando atividade física, está fixado em seu perfil oficial e viralizou em grupos de WhatsApp. Na disputa pelo Senado, ele é quem tem o maior público por lá.

Na página de Flávio Dino no Tik Tok, também há posts com temas mais políticos e direcionados aos eleitores, como um vídeo em que ele se apresenta nessa rede formada por um público mais jovem. Em contrapartida ao número de seus seguidores, o ex-governador segue apenas dez tiktokers.

Na disputa pelo Senado, quem também faz pré-campanha no Tik Tok é o senador Roberto Rocha (PTB), que está nessa rede social com um número significativo de seguidores e curtidas. Ele conta com 1,8 mil seguidores e acompanha apenas dez tiktokers. Seus posts já atingiram cerca de 11 mil curtidas.

Quem não está na rede da garotada, deve pensar na aposta. Os pré-candidatos que aderiram estão de olho na audiência do TikTok, já que as métricas mostram que a presença dos internautas está diminuindo no Instagram e que, há algum tempo, já desabou no Facebook.

Já o Twitter mantém-se, mas ainda como uma rede formadora de opinião. É preciso se envolver nas discussões e apresentar conteúdo informativo e opinativo para ter visibilidade nesta plataforma.

O crescimento do Tik Tok no Brasil se deve à adesão de um público com um pouco mais de idade. Os adultos também começam a mostrar a cara por lá, mas meio sem jeito ainda para o que pedem os vídeos da plataforma.

Mas no Tik Tok, ainda reinam os “novinhos”. Nascidos a partir de 1996, eles são a maioria dos usuários do aplicativo e representam cerca de 12% do eleitorado brasileiro, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Presidenciáveis também avançam no Tik Tok

Nomes como o presidente Jair Bolsonaro (PL), o pré-candidato ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes (PDT), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os principais da disputa, são conhecidos na plataforma Tik Tok que já acumulam dezenas de milhares de seguidores.

Dos presidenciáveis, Bolsonaro lidera com 1,8 milhões de seguidores e 18,8 milhões de curtidas. Ele faz parte da rede há bastante tempo e conseguiu se consolidar com o número mais alto. O perfil se dedica a compilar trechos de entrevistas, falas oficiais, declarações de suas lives e ganhou roupagem da rede, misturando músicas de fundo características, cortes rápidos e conteúdos de humor.

Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contabiliza 120,4 mil seguidores e 360 mil curtidas em seus posts do Tik Tok. Ciro Gomes possui 162 mil seguidores e acumula 1,2 milhões de curtidas em suas postagens.

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário