O Maranhão e a extrema pobreza
No último fim de semana, mais uma vez o Maranhão voltou a ser destaque negativo pela questão da extrema pobreza.
De acordo com novos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Maranhão é o Estado do Brasil com a maior proporção de pessoas em estado de extrema pobreza. Os números afirmam que quase 1,5 milhão de maranhenses não possuem a certeza de que terão como se alimentar diariamente.
É bem verdade que os números apresentados não são uma novidade, afinal essa é um realidade que vem se arrastando ao longo de anos.
Também não é primordial encontrar os culpados, afinal não parece que o responsável seja apenas um grupo político, mas o mais importante, nesse momento, é encontrar caminhos para modificarmos essa realidade.
Não se pode deixar de reconhecer que a chegada dos restaurantes populares, que nos últimos anos conseguiu chegar em todas as regiões do Maranhão e o objetivo do governador Carlos Brandão é levar a todos os 217 municípios maranhenses, amenizou bastante a fome de muitas pessoas.
No entanto, é preciso avançar mais, é necessário que encontrar também o caminho para viabilizar moradia, educação e principalmente oportunidades de trabalho para essas pessoas, só que isso não pode ser um esforço individual ou mesmo de um grupo político, mas é necessário sim o esforço de todos os gestores públicos maranhenses para mudar essa triste realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário