O animal marinho, volta aparecer na orla e praias de Tutóia, vítima e causas ainda desconhecidas!
Esse ano de 2022, algumas tartarugas morta foram encontradas nas praias de Tutóia, Arpoador e Moita verde, Bairro São José, algo que não se via em águas correntes nesse imenso litoral maranhense. Nossa redação já fez alguns registros do animal marinho. No Brasil O Projeto TAMAR, criado em 1980, realiza o manejo, conservação e pesquisa das tartarugas marinhas, além de educação ambiental e ações na busca do desenvolvimento sustentável nas comunidades onde atua.
Em Tutóia, existem uma pesca fortemente artesanal e tudo indica que o animal marinho possa ser vítima de atividade de pesca nesse litoral cercado de praias e ilhas. Se houver um empenho das autoridades em sinalizar interesse ambiental acionando os órgãos competentes é possível identificar o aparecimento e morte das tartarugas que são trazidas pelas ondas do mar sem vida. O blog, no início de 2022, nossa equipe na época conseguiu documentar uma na praia de barra ferida onde foi acionado a equipe de bombeiros, comando da guarda municipal e o animal foi levado para cidade de Barreirinhas-Ma, para cuidados de biólogos.
Lembrete!
As tartarugas marinhas são seres migratórios que passam a maior parte do tempo no mar, atravessando os oceanos para se alimentar, se reproduzir e desovar. Em todas as partes do planeta as tartarugas estão cada vez mais ameaçadas pela exploração humana e pelas pressões relacionadas ao desenvolvimento. As causas incluem a destruição e fragmentação de hábitats, o comércio clandestino de animais, espécies invasoras e aquecimento global, entre outras.
Fotos: Internauta do facebook em Tutóia-Ma
Nenhum comentário:
Postar um comentário