terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Alunos escrevem livro desbravando Tutoia, no litoral norte do Maranhão


Projeto do Colégio Marista Araçagy levou 44 alunos para aulas práticas. "Nas Trilhas de Tutoia" será lançado nesta terça-feira (1º).




Expedição de alunos se transformou em um livro sobre Tutoia (Foto: Divulgaçã/ Marista Araçagy)Expedição de alunos se transformou em um livro sobre Tutoia
Tutoia, um lugar paradisíaco no norte do Maranhão, a 456 km de São Luís, recheado de história, natureza e ecoturismo. Esse foi o cenário escolhido por professores e alunos do 1º ano do Ensino Médio do colégio Marista Araçagy para desbravar e ser tema do livro “Nas Trilhas de Tutoia” que será lançado nesta terça-feira (1º).


Os 44 alunos que viajaram até a cidade tiveram a oportunidade conhecer o Delta das Américas e de ter in loco aulas sobre geografia, história, química, além de realizarem um recenseamento com cerca de 100 famílias da cidade para levantar o perfil socioeconômico da população tutoiense.

Alunos fizeram uma análise da população de Tutoia (Foto: Divulgação/ Colégio Marista Araçagy)Alunos fizeram uma análise da população de Tutoia
(Foto: Divulgação/ Colégio Marista Araçagy)
O orientador do Colégio Marista Araçagy, João Fonseca, comemora o sucesso do projeto que já está no seu terceiro ano. “Eu estava acostumado a fazer viagens com alunos e senti a necessidade de fazer um registro foi ai que surgiu a ideia de fazer um livro todos os anos a partir de uma experiência interdisciplinar”, contou.


A cidade é o berço dos Lençóis Maranhenses, é lá que começa o Parque Nacional. Trilhas, dunas, lagoas, baías, ilhas e manguezais fizeram parte do cenário dos alunos que também tiveram a oportunidade de conhecer uns dos principais pontos turísticos do estado.

Mas apesar do potencial turístico de Tutoia, a pesca e a agricultura de subsistência é o que move a economia local. “O turismo em Tutoia ainda está em desenvolvimento, mas ações como essa ajudam a dar visibilidade ao local e que os alunos passem a valorizar o que temos no nosso estado”, completou Fonseca.

Depois da viagem, que geralmente acontece na primeira semana de junho, os alunos passam a ter outras atividades relacionadas ao livro como um concurso de poesias. “A gente faz poesias, festival de fotografias, festival de desenhos, escolhe os melhores e coloca tudo isso no livro. Além da fazer toda a parte interdisciplinar no livro nas salas de aula. A receptividade dos alunos é ótima”, finalizou Fonseca.

Livros
Nos dois anos anteriores, os alunos do Colégio Araçagy fizeram a radiografia de outros dois pontos importantes do Maranhão: Serra da Capivara e Carolina. O projeto dura o ano inteiro para a produção dos livros. “A gente pesquisa e escolhe o local, sempre valorizando uma cidade que tenha vocação para o turismo”, contou o orientador João Fonseca.

Alunos do 1º ano do Ensino Médio aprendem na prática (Foto: Divulgação/ Colégio Marista Araçagy)Alunos do 1º ano do Ensino Médio aprendem na prática (Foto: Divulgação/ Colégio Marista Araçagy)
Lançamento

O lançamento do livro "Nas Trilhas de Tutoia" será nesta terça-feira (1º) a partir das 20h, no Colégio Marista Araçagy, na Estrada do Araçagy, em São José de Ribamar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário