O papel do líder do governo é ser o mensageiro dos assuntos de interesse do Executivo ao Legislativo. Por isso, é escolhido pelo presidente da República. 

Não é o que acontece com o novo líder do governo provisório de Michel Temer. Partidos aliados se juntaram e impuseram a Michel Temer o nome de André Moura (PSC-SE) para essa tarefa. Temer não teve como (ou não quis) recusar a indicação.

Essa chegada de André Moura à liderança do governo provisório de Temer revela a força do chamado "baixo clero": parlamentares de 12 partidos, de pouca ou média expressão política, se juntaram e conseguiram impor um dos seus ao presidente. 

Ninguém duvida que a Câmara vive hoje o reinado do baixo clero. Parlamentares desconhecidos passaram a assumir os principais postos na Casa. Waldir Maranhão é o exemplo mais visível disso.

A confirmação de André Moura revelou ainda outra face do presidente interino, Michel Temer: o pragmatismo. 

Temer não considerou problema intransponível o fato de André Moura ser réu em três ações penais no Supremo Tribunal Federal. E nem de ser acusado de participação em homicídio.

A escolha dos aliados prevaleceu. Afinal, esses partidos juntos somam algo em torno de 300 votos – número suficiente para aprovar projetos e muito perto até de aprovar mudanças na Constituição.

Além de tudo isso, quem está por trás da articulação da indicação de Moura para a liderança do governo é o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha. 

Ele se movimenta com desenvoltura a fim de demonstrar a força que tem para interferir em questões importantes do governo.

Em todo o processo para a escolha do líder, ficou claro que Temer não quis criar problemas com sua base a esta altura de sua chegada ao Palácio do Planalto, ainda de forma provisória. 

O que ele quer é ter uma base confortável que lhe dê segurança para aprovar as medidas econômicas que devem chegar logo ao Congresso.

Se dá as costas à opinião pública, ao desconhecer o envolvimento de ministros e agora de seu líder, na Operação Lava-Jato, Temer faz a aposta de que pode se salvar apresentando resultados pela economia.

A conferir. Afinal, a base apoia o governo, mas não demonstra grande empenho em votar matérias impopulares que são consideradas fundamentais para estancar a crise e permitir a retomada do crescimento da economia.

Cristina Lôbo