quarta-feira, 18 de maio de 2016

Paralisação dos ACS-Agentes Comunitários de Saúde de Tutoia



Agentes de Saúde de Tutoia aderem a paralisação nacional em defesa do reajuste do piso salarial e demais direitos

ACS de Tutoia em Mobilização nesta quarta 18/05

Conforme recomendação da Conacs (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde), os ACS de Tutoia, aderiram a paralisação nacional em prol do reajuste do Piso Salarial nesta quarta-feira 18/05, onde ACS de todo o país se mobilizaram em defesa do piso e demais direitos da categoria.


Segundo o coordenador nacional da MNAS, Samuel Camêlo, formalmente o piso salarial dos agentes de saúde está congelado há cerca de dois anos, contudo, se for levado em conta que ele se originou de uma portaria que já existia, exatamente no mesmo valor e que deveria ter recebido um reajuste de 40%. podemos considerar que decorreram mais de três anos sem reajuste. Além de tal fato, está em andamento uma proposta de Emenda (Emenda 24 a MP 712/2016) que prevê um reajuste entorno de 21% para o Piso de R$ 1.014. Infelizmente não existe nenhuma perspectiva de aprovação. Se aprovada essa proposta, o piso passaria para R$ 1.232, concluiu.

Enquanto o salário de referência dos Agentes estão congelados, a infração continua subindo, assim como todos os preços de alimentos e tudo o mais. Além de injusto, o que estão fazendo com os agentes comunitários e de combate às endemias, é desumano.

A responsabilidade pelo reajuste é do Governo Federal, com isso, foi definido, que um grupo de Agentes de Saúde de Tutoia, irão a Brasília se juntar com ACS de todo o Brasil, em um grande ato que objetivará sensibilizar o congresso e o governo para garantir direitos básicos a categoria. 

Grupo reunido no auditório da Colônia de Pescadores

Outras imagens:


   
   
Via Neto Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário