Movimento desde o dia 22 e 23/12/2016 dos SÓCIOS DO SINSPUTSAMPAN
Atualizando!
É histórico pela primeira vez uma Instituição na luta por Justiça Social, reivindicar salários em atrasos e permanecer alojado por uma semana no prédio da SEMED-Secretaria Municipal de Educação do município, até o dia 30-12-2016, em protesto e compromisso assumido para o final do mês, data prevista do recurso do FUNDEB e Repatriação(governo federal), dinheiro extra que possa complementar os pagamentos dos Servidores Públicos de Tutoia.
O Município de Tutoia/MA vive um momento de grande importância e que deve colaborar muito para o fortalecimento do espírito democrático no seio da população tutoiense, não fosse o motivo para o exercício do ato tão trágico, deveria ser razão de orgulho pleno para os participantes.
Diante do caos que é atribuído à administração municipal, os servidores se encontram com sério risco de não terem suas verbas salariais pagas por completo, haja vista que, como reiterado pela Secretaria de Educação e pelo próprio prefeito, a prefeitura não possui dinheiro em caixa suficiente para adimplir a obrigação financeira com o funcionalismo municipal.
Em ato de reivindicação, o sindicato da categoria (SINSPUTSAMPAN) iniciou o movimento de cobrança, mantendo reuniões com os gestores e, conjuntamente, com a base sindical, ou seja, os servidores, um movimento de pressão, ocupando, de modo pacífico, o prédio da Secretaria de Educação, tendo previsão de saída apenas quando houver o completo adimplemento dos seus encargos trabalhistas.
Referido movimento é de extrema importância para a democracia, pois exemplifica claramente a origem do Estado Democrático, o qual possui como princípio basilar que “todo o poder emana do povo e para o povo”, portanto os governantes de Tutoia, tanto os pretéritos, quanto os atuais e posteriores, podem perceber a existência de um pensamento político organizado e cioso de seus direitos.
Merecem congratulações o sindicato, com sua diretoria e corpo jurídico, todavia merecem, sobretudo, os seus sócios, até porque é deles o direito e para eles a reivindicação, entretanto a razão maior pela parabenização do momento é por sua participação, pelo engajamento com o qual se busca alcançar aquilo a que fazem jus.
Por óbvio, toda regra contém exceção e no presente caso não é diferente, pois embora a ação tenha nascido no seio do movimento sindical, a participação dos sindicalizados não foi completa, entretanto para aqueles que apoiaram a ideia, acamparam na secretaria e cobram incansavelmente por seus direitos, deve-se ficar o reconhecimento por seus atos, mas como parabéns não enche barriga, Sr. Prefeito, paga logo o salário deles!
É evidente que alguns servidores que não se fizeram presentes, não o fizeram com justo motivo, entretanto, registra-se a cobrança para todo o funcionalismo público de Tutoia aderir maciçamente ao movimento, ao tempo em que se registra o agradecimento aos participantes por esse grande ensinamento político, pois ganha com isso a população tutoiense, a política de Tutoia, pela demonstração de força popular aos gestores, e, sobretudo, ganha a própria DEMOCRACIA!
Texto: Ed Di Jesus - Advogado
Prefeito Municipal(Diringa Baquil), assina termo de compromisso para pagamentos do mês de Dezembro em atraso, junto a Comissão do SINSPUTSAMPAN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário