Tutóia: cinco municípios da Região do Delta e Lençóis participam de Mobilização para criação do Conselho da APA do Preguiças
Rafaela Brito - no destaque - Oceanógrafa da SEMA |
Secretários de Meio Ambiente e ambientalistas dos municípios de Araioses, Paulino Neves, Tutóia, Água Doce do Maranhão e Barreirinhas estiveram reunidos na tarde de hoje (18) no Auditório da Secretaria de Educação de Tutóia para discutir a formação do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental da Foz do Rio das Preguiças - Pequenos Lençóis - Região Lagunar Adjacente.
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Estado do Maranhão (SEMA) mobilizou a sociedade civil organizada, o setor privado, o setor público e a comunidade em geral para participar desta que a foi a primeira reunião.
A APA da Foz do Rio das Preguiças - Pequenos Lençóis - Região Lagunar Adjacente é uma Unidade de Conservação Estadual gerida pela SEMA através da Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas (SBAP), que na ocasião discutirá sobre a importância da participação dos municípios na formação do Conselho Consultivo da Unidade.
Vários questionamentos foram levantados sobre conservação, preservação e impactos de empreendimentos que estão sendo implementados na região como parques eólicos, linhas de transmissão de energia, degradação de áreas de nascentes e outros.
O professor Elivaldo Ramos, em sua fala destacou a degradação porque passam rios da região como Bom Gosto, Barro Duro (Tutóia), Santa Rosa (Araioses), Magu (Santana), Preguiças (Barreirinhas) e Rio Novo (Paulino Neves), especialmente, nas áreas de nascentes.
Elivaldo Ramos, titular do blog |
O professor indagou ainda da SEMA sobre quais programas do governo do estado para essa questão ambiental no Maranhão e em especial para essa região e se há um mapeamento dessas áreas com o objetivo de preservá-las.
Contador Rodrigues e equipe da SEMA |
Vários outros professores, secretários, representantes de sindicatos e associações e ambientalistas fizeram arguições quanto a atuação da SEMA nesses municípios. Destacaram ainda que vários crimes ambientais estão sendo cometidos na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário