sábado, 19 de outubro de 2019

Boi Pelado é uma das sensações na noite do "URBAN HACKING" em Tutóia



Memória

TUTÓIA-18.10.2019

Boi Pelado, se apresenta na programação do evento URBAN HACKING(TUTÓIA, AQUARELA DE BELEZAS E ENCANTOS), considerado um dos maiores Boi do Mundo, criado pelo saudoso Professor Ananias Santos, falecido em 2017, Artista Plástico, ex. Secretário de Cultura, também um dos idealizadores da bandeira de TUTÓIA, nos deixou saudades em uma de suas obras artísticas e hoje esse belo patrimônio está sendo zelado por amigos seguidores e amantes da Cultura Tutoiense, na pessoa do empresário Raimundo Rodrigues.

2016 aconteceu!!!!!!

Neste sábado(20), Cineas Santos continuou exibindo no Feito em Casa as curiosidades da cidade de Tutóia(MA), um lugar que ele definiu como "mágico e fascinante".
No programa anterior ele mostrou a tradicional dança do caroço e agora foi a vez de apresentar o maior boi do mundo, batizado de Pelado, que tem dimensões gigantescas: quase seis metros de comprimento, dois de altura e 120 quilos. Para brincar é necessário um grupo de oito pessoas como miolo."Um boi de responsa", disse Cineas.
Pelado foi confeccionado pelo mestre Ananias Santos, que há 18 anos fabrica boi e é bastante procurado na região para esse trabalho. Segundo ele, só em 2016 já confeccionou nove bois.
Ananias revelou que no começo usava como matéria-prima para construir o boi a raiz do cajueiro e o buriti, mas hoje trabalha com uma estrutura metálica, que segundo ele, garante durabilidade.
Sobre o Pelado, ele disse que o boi faz arrastões durante o período junino e no carnaval puxa um bloco na cidade. Para Cineas, isso é uma brincadeira que mobiliza as pessoas e tem tudo a ver com nossas tradições.
O apresentador aproveitou a reportagem com o boi do Maranhão para cobrar a valorização dos símbolos do Piauí. "Precisamos aprender a cuidar das coisas que têm valor simbólico", afirmou.

Acompanhe a reportagem completa sobre o maior boi do mundo!

Foto: WhatsAp: Jovem Santana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário