LIVRO O BERNARDA CANTANHÊDE 2005. TÚNEL DO TEMPO.
A PRAGA DE TUTÓIA.
Contam as pessoas antigas de todo município de Tutóia, que pelas décadas de 1930 a 1940, aconteceu uma tragédia na cidade. Os principais envolvidos na mesma eram o Pe. Newton Neves, pároco do lugar e pessoas da tradicional família de Tutóia.
O padre sendo antigo de todos fez boas amizades com os jovens que faziam parte das tarefas da igreja; com isso apareceram boatos referentes a uma jovem moça, dizendo ser ela sua principal namorada. Os parentes da jovem ao saberem de tais comentários não perderam mais tempo. Um certo dia convidaram o Padre para passear de canoa na coroa das gaivotas, a pouca distância da baía de Tutóia. Este aceitou prontamente o convite, pois jamais poderia imaginar que tudo aquilo fosse uma cilada tramada contra ele. Ao chegarem no referido lugar, os parentes da moça logo tocaram no assunto entre ele e a jovem. O pânico não estava preparado para tamanha traição, por isso não pôde evitar a conversa. Os três homens impiedosamente empurraram o Padre para dentro da água, onde havia muita lama e depois foram embora.
Este por sua vez, dominado e indignado com tal falta de respeito, blasfemou contra toda a terra dos Teremembé. O pobre Sacerdote vestido com sua batina preta, bastante pesada e sem saber nadar, já não estava mais suportando a situação. Foi quando apareceram uns pescadores que ouvindo os gritos de socorro encostaram a canoa e prestaram-lhe ajuda, conduzindo-o até a casa paroquial, onde recebeu logo o apoio dos amigos.
Dai em diante, por essa razão, todas as coisas que não dão certo, na cidade e no Município(dentro da administração dos prefeitos e outros fins) são por conta das PRAGAS ROGADAS PELO PADRE. DIZ A HISTÓRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário